Testagem em Massa. Carreta da Saúde da Prefeitura de Macapá leva testes de COVID ao Curiaú

A Prefeitura de Macapá iniciou nesta terça-feira, 29, mais uma etapa da testagem em massa da população. Desde as primeiras horas do dia já está em funcionamento na Carreta da Saúde o Laboratório Covid, localizado na praça da rodovia do Curiaú. O espaço funcionará das 8h às 17h, de segunda a sexta para testagem exclusiva de pacientes assintomáticos da Covid-19.

 

“Essa etapa é para abranger ainda mais a testagem na população macapaense, dessa vez o foco são os moradores da zona norte da cidade por isso montamos o laboratório em um ponto estratégico”, explica a secretária de Saúde, Gisela Cezimbra.

 

O espaço conta com recepção, sala de espera, sala de coleta e laboratório. O exame que está sendo ofertado no laboratório é para a detecção do IGM. O exame é feito a partir da coleta de sangue em um frasco, para que a amostra seja processada em centrífuga de laboratório. Para realizar o teste é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto.

 

Para os casos de pacientes positivos os dados são cruzados com as informações do e-SUS e encaminhados para o exame sorológico, se o paciente já apresentou os sintomas há mais de 15 dias o caso é de vírus residual, ou seja, uma infecção tardia. Para os casos de pacientes que não passaram pelas UBS’s, o exame sorológico que vai dizer se infecção é aguda e o paciente ainda está em fase de transmissão.

 

Feira Maluca

 

A testagem em massa para assintomáticos com a unidade móvel do Laboratório Covid na van segue nesta quarta-feira, 30, para a Feira Maluca. O atendimento ocorrerá ao lado da feira até dia 5 de outubro, das 8h às 17h. A testagem é exclusiva para pessoas assintomáticas, que não apresentam qualquer sinal ou sintoma da doença.

 

Laboratório na Avenida FAB

 

O teste também continua sendo ofertado no laboratório da Avenida FAB, de segunda a sábado, das 7h às 22h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas que apresentam sintomas da doença devem procurar uma das três unidades de saúde de referência no atendimento aos casos suspeitos de Covid-19 (Lélio Silva, Álvaro Correa e Santa Inês), para que seja avaliado pelo médico.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

  • Fiz o teste ainda em setembro, quando a unidade estava ao lado do Teatro das Bacabeiras. Como posso receber o resultado? Fui à Feira Maluca sexta-feira mas a unidade não eatava lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *