STF manda Janete Capiberibe tomar posse como deputada

Da Folha de São Paulo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa determinou ontem a posse de Janete Capiberibe (PSB-AP) como deputada federal.

Ela teve a candidatura barrada com base na Lei da Ficha Limpa. No entanto, no dia 23 de março, o STF entendeu que a norma não vale para as eleições do ano passado.

Na sua decisão de duas páginas, Barbosa registra que foi voto vencido no caso. “O acórdão impugnado no presente recurso extraordinário contraria a orientação vencedora”, afirma o ministro.

Os advogados de Janete afirmam que já pediram ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Amapá que faça a diplomação dela.

Essa é a primeira alteração na composição do Congresso após a decisão que invalidou a Ficha Limpa.

Janete foi a deputada mais votada no Amapá com 28 mil votos. Com a posse dela, Marcivânia Flexa Rocha (PR) perde a vaga de deputada.

A deputada era considerada “ficha suja” por ter sido cassada em 2006 por compra de votos. O marido dela, João Capiberibe (PSB-AP), também é outro beneficiado pela decisão do STF já que foi o mais votado para o Senado.

Ao todo, haverá seis mudanças no Congresso –duas na Câmara dos Deputados e quatro no Senado.

O ministro do STF Gilmar Mendes já aceitou dois recursos de candidatos que haviam sido barrados. Mas, os dois não tiveram votos para se eleger.

No TSE, oito recursos foram aceitos até o momento. O tribunal enquadrou 149 candidatos das eleições de 2010 com base na norma.

 

  • Parabéns, Deputada Janete! Parabéns povo do Amapá! Nosso voto, enfim, valeu! Falta o nosso Senador Capi para a alegria ser completa. Agora sei que temos representatividade no Congresso Nacional.

  • Mais uma batalha vencida. Parece que para os Capiberibes/PSB tudo é mais difícil.
    O mandato volta prá quem de direito, nada mais justo em uma democracia.
    Agora a Marcivânia tem que preparar o discurso de despedida e começar a articular sua candidatura a Prefeita de Santana, vai precisar de apoio político, inclusive do PSB (Senador Capiberibe, Deputada Janete, Deputada Cristina Almeida, Deputado Balieiro e do Governador Camilo). Como diz os caboclos ribeirinhos: é hora de remar prá beira…

  • qUE PENA, PENSEI QUE ESSE POVO JA TINHA SIDO BANIDO DO ESTADO.
    MAS FAZER O QUE, CADA POVO TEM OS GOVERNANTES QUE MERECE, E COMO NOSSO POVO AINDA CAMINHA DEVAGAR, VAI DEMORAR UM POUQUINHO, QUATRO ANO, PARA ABRIRI OS OLHOS.
    VAMOS ESPERAR, QUE NÃO HÁ MAL QUE DURE PARA SEMPRE.
    POBNRE POVO DO AMAPÁ, MAIS UMA VEZ NAS MÃOS DA FAMÍLIA CAPIBERIBE, SOFRERAM OS ANOS AMARGOS DE MISÉRIA E DESCASO. QUE PENA.

      • Alguma dúvida disso minha amiga! Deixe que pra ela só resta lamentar a perda de sua acessoria… rsrsrsrs

    • PENA MESMO É QUE VOCE NEM ESTUDADO TENHA PARA TECER COMENTÁRIOS, PELO MENOS, COM GRAFIA CORRETA JÁ QUE O SEU PENSAMENTO, ESSE SIM, CAMINHA MUITO DEVAGAR OU JÁ PAROU DE VEAZ.

  • Para a minha deputada federal JANETE CAPIBERIBE, muito sucesso e um feliz retorno a câmara dos deputados. Agora sei que o Amapá agora vai ser bem representado. PARABÉNS DEPUTADA!!! Profª Reinilda Viana (Novo Horizonte-Mcp).

  • Não tenho dúvidas de que ambos, Janete e João Capiberibe, são merecedores de ocuparem seus lugares no senário da política partidária nacional. Ocorre que não posso deixar de externar a minha elevada preocupação, quando, mesmo democraticamente, o povo atribui tamanho poder nas mãos de uma só família. Torcemos para que tamanho poder não se transforme em ferramenta de opressão branca, seria uma apunhalada na tão vilipendiada democracia. De qualquer forma, desejo boa sorte e bastante prudência para ambos.

  • Quem é essa ANA MARTA…? Será q ela conhece mesmo a tragetória dos CAPIBERIBES …? Quem tem q ser BANIDA…é TU…oh…analfabeta…nem o soletrando é merecedor de ter uma participante como TU…Procura saber da HISTÓRIA desse POVO,como tu falas…esse POvo é SABEDORIA…é TRABALHO…é LUTA…é tudo o que O POVO merece. Infelizmente tem UM POVO…como TU…q é o INVERSO…ñ é a toa q o Amapá está desse geito. PERDESTES O TEU CARGO ?…E agora ?…Acabou a MAMATA ?…Percebestes q TU ñ queres mas o POVÃO quer ?…Os CAPI são ABENÇOADOS….e vcs….AMALDIÇOADOS…TU dissestes bem…ñ ha mal q dure p/sempre…E O MAL FOI AMARRADO…VCS estão amarrados…o POVO QUEBROU O MAL…!O POVO QUIS E os CAPI estão de volta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *