Semana do Meio Ambiente: plantio de árvore marca o início da programação do Ministério Público do Amapá

Na segunda-feira (7), a Promotoria Justiça de Meio Ambiente e Conflitos Agrários deu início à programação da Semana do Meio Ambiente 2021, com o plantio de uma palmeira jerivá, no jardim do Complexo Cidadão Zona Norte (CCZN). Organizada em parceria com o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAO/AMB), a programação deste ano é um passeio no tempo, volta o olhar para o passado, chama para a realidade do presente, apostando em um futuro de boas expectativas. Diferente de anos anteriores, quando a programação ocorria de forma presencial, a de 2021 será sem a aglomeração, seguindo os protocolos de saúde e segurança.
 
“15 anos da Promotoria de Meio Ambiente – Homenagem ao Promotor Haroldo” é o tema que celebra a criação da Promotoria e relembra a trajetória profissional e pessoal do membro, falecido há dez anos. A palmeira plantada simboliza a expectativa de um futuro com mais árvores. Ela foi doada pelo engenheiro florestal Alcione Cavalcante, assessor técnico da Promotoria. Os promotores Marcelo Moreira, titular do Meio Ambiente, e André Araújo, da Promotoria de Urbanismo, participaram do plantio junto com servidores da Ambiental.
 
Também na segunda-feira foi iniciada a série de vídeos com ambientalistas mirins que fazem parte do Instituto Nacional Leva Ciência. Eles contam sobre suas experiências ambientais e os benefícios para a natureza. Até sexta-feira (7), será apresentada uma experiência nas redes sociais do MP-AP. A parceria com o Instituto iniciou em 2019, com apoio a projetos e iniciativas. A exposição dos vídeos é para mostrar o trabalho de pesquisa realizado por jovens ativistas ambientais no Amapá na atualidade, é uma garantia que o presente revela talentos que serão úteis no futuro.
 
Na sexta-feira (11), a programação será encerrada com um evento transmitido através do canal oficial do Ministério Público do Amapá (MP-AP), no Youtube. Um Termo de Cooperação Técnica assinado pela procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei e a diretoria do SEBRAE/AP marca o início da parceria técnica para formalização da Cooperativa de Recicladores da Baixada Pará e capacitação técnica dos cooperados. O SEBRAE/AP dará o suporte técnico para o aperfeiçoamento dos trabalhadores, que são oriundos do projeto Colorindo o Futuro – Baixada Pará, executado pelo MP-AP na comunidade.
 
Ainda como parte da programação, serão lançados os livros “Direito Ambiental Estadual”, da PGJ Ivana Cei e promotor Marcelo Moreira, a trilogia “Mutação e Constituição Ambiental”, “Contrato Público e Agrobiodiversidade”, e “Eficácia dos Princípios Ambientais nos Contratos”, do promotor Marcelo Moreira; e o Dicionário Sócioambiental do Amapá – Edição Atualizada, virtual, de Alcione Cavalcante. Para encerrar a programação, uma volta ao passado é o tema do vídeo “15 anos da Promotoria de Meio Ambiente – Homenagem ao Promotor de Justiça Haroldo Franco”, que será apresentado para os presentes e plateia virtual, contando a história da instituição e do membro.
 
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *