Repiquetes

Por Mariléia Maciel

Conferência de Meio Ambiente
Nos dias 1° e 2 de agosto a Prefeitura de Macapá estará a frente da 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que vai discutir propostas para as conferências estadual e federal. Serão debatidos temas como a produção e consumo sustentáveis, geração de emprego e renda, redução dos impactos ambientais e educação ambiental. As propostas serão debatidas com base na Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Macapá já começou a andar conforme a Lei. Desde fevereiro deste ano a PMM colocou para funcionar uma célula do aterro sanitário, substituindo o controlado, que é a fase posterior ao lixão. A empresa que administra o aterro foi obrigada a se adequar à Lei. Outra medida foi a implantação do projeto piloto de coleta seletiva nos bairros Zerão e Universidade. A Conferência acontecerá no Museu Sacaca. Na programação, palestras, plenárias, debates temáticos e eleição por segmentos.
Volta provisória do prefeito de Pracuúba
Até que o julgamento do mérito do Recurso Eleitoral pelo Pleno do TRE/AP ocorra, o prefeito de Pracuúba, Antônio Leite, e seu vice, Ilson Magave, permanecem nos cargos. A decisão foi tomada na última sexta-feira pelo juiz Ernesto Colleres, que concedeu efeito suspensivo à cassação. Os dois foram cassados dias atrás pela juíza da 1ª Zona Eleitoral do Amapá, Larissa Noronha, acusados de compra de votos. Para determinar a sentença, ela se baseou em depoimento de testemunhas e gravações de áudio e vídeo. É a segunda cassação de prefeito eleitos no ano passado pela Justiça Eleitoral. O primeiro a desocupar a cadeira foi o de Ferreira Gomes, Valdo Isacksson.
Amapá é sede do Congresso Internacional da Amazônia
O Amapá vai sediar o V Congresso Internacional de Direito Ambiental na Amazônia. O evento está sendo organizado pela Escola do Judiciário do Amapá (EJAP) e vai discutir temas de interesse da região com a presença de renomados juristas nacional e internacional. Estão confirmados Vladimir Passos de Freitas e os membros
de Centre de Recherches Interdisciplinaires en Droit de l`Environnement,
de l´Aménagement et de l´Urbanisme – CRIDEAU, Gérard Monediaire, Michel
Prieur, ambos da França, Branca Martins da Cruz, de Portugal e Néstor
Cafferata, da Argentina. A EJAP tem a parceria da Unifap, Associação dos Magistrados, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP/AP e Academia Internacional de Letras da Amazônia. Importantíssimo.
Veículos para zona rural do AP
Quatorze municípios do Amapá devem começar a se organizar para os próximos passos antes da entrega de caminhão-caçamba pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A deputada Dalva Figueiredo articulou a liberação dos veículos que são de extrema importância para o homem do campo, ele dará suporte nos trabalhos de infraestrutura do desenvolvimento rural. Porto Grande, Pedra Branca, Serra do Navio, Cutias, Itaubal, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Calçoene, Oiapoque, Laranjal e Vitória do Jari foram contemplados e serão convocados para receber os caminhões. Os servidores destes municípios serão capacitados para utilizar corretamente o bem.
Visite o Orquidário Municipal
Graças a dona Teresinha Chaves, o Orquidário Municipal tem um grande variedade da espécie que podem ser apreciadas. Quando ela faleceu, há treze anos, a família doou matrizes da planta para a Secretaria de Meio Ambiente de Macapá (Semam), que enriqueceu o recém-criado Orquidário. Hoje ele possui 438 espécies, incluídas as 32 nativas de Macapá. A Semam realiza um delicado trabalho de catalogar as flores na cidade, que são mais comuns do que se imagina. A equipe conseguiu identificar no Maruanum a raríssima Vanilla, muito disputada por indústrias de perfumes e de alimentos por serem belas e perfumadas. O Orquidário fica no bairro Jardim Felicidade I, prédio da Semam, e está aberto para visitas monitoradas de escolas.
Sambistas do AP na disputam festival da Imperatriz Leopoldinense
E na quarta-feira embarcam para o Rio de Janeiro os sambistas tucujus Nonato Soledade, Aureliano Neck, Ilan do Laguinho e Claudiomar Silva, onde se juntam ao Meio-dia da Imperatriz e defendem o samba no festival da Imperatriz Leopoldinense. O enredo “Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz, é uma homenagem ao jogador Zico. Amanhã, 30, será feito o sorteio que define a ordem de apresentação das sambas, e no domingo, 4, os concorrentes se apresentam para os jurados. É a segunda tentativa dos autores de emplacar a composição como hino oficial da agremiação carioca. Boa sorte!
  • Carissíma Alcilene, só retificando a informação do orquidário municipal, a senhora Terezinha Chaves Pinto, mãe dos empresários da Contrução Civil Josmar Chaves e Juciê Chaves, faleçeu no ano passado.

  • Sobre o orquidário, fui até a SEMAM semana passada e por consequência até o orquidário. O orquidário é até arrumadinho, mas tem muito o que melhorar, fora os servidores dos lugares serem demais despreparados. Quase apanho, exageros a parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *