Redução do ICMS sobre combustível abre novos voos de Macapá para  Recife e Campinas

O Governo do Amapá junto com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-AP), Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (ALAP-AP) tem realizado desde 2021, rodada de negociações com companhias aéreas para recuperar e implementar novos voos para o estado. Foram anunciados novas rotas ligando Macapá a Recife e Campinas operadas pela Azul Linhas Aéreas, que foi beneficiada com o Regime Especial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no último dia 26 de abril. A alíquota era de 25% e baixou para 4,5% com desconto dado pelo governo do Estado.


Segundo o Coordenador do Observatório do Turismo Sandro Belo, a redução da alíquota é um projeto que foi iniciado com tratativas há alguns anos. “Em novembro de 2021, na feira da ABAV em Fortaleza reunimos com as companhias aéreas e a Azul Linhas Aéreas aderiu esse ano. Num período de alta de preços é um presentão. Temos uma taxa de ocupação de assentos muito boa e um fluxo constante no trecho de Macapá, Belém e Macapá”. A expectativa é que o usuário possa pagar com planejamento da viagem, um valor médio de R$ 650 para Recife e 750 para Campinas, que hoje gira em torno de quatro vezes esse valor”, explicou.


A companhia passa a operar de forma regular a rota Recife-Macapá, com voos uma vez por semana. Já entre Campinas-Macapá, as viagens ocorrem três vezes por semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.