Randolfe dialoga com alfabetizadores e coordenadores do “Amapá Alfabetizado”

Randolfe-alfabetizado

“A missão de vocês é uma das mais bonitas e audaciosas que já vi”, disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) aos alfabetizadores e coordenadores do Programa “Amapá Alfabetizado – Etapa Macapá” que participam do processo de capacitação junto ao (Movimento Sem Terra MST), que ocorre até o dia 24 no SESC Araxá, em Macapá.

Os 50 alfabetizadores e 18 coordenadores selecionados estão recebendo instruções de como utilizar o material didático e ensinar utilizando o método “Sim, eu posso”, composto de cartilhas e 65 videoaulas roteirizadas em forma de telenovelas, com duração de 30 minutos. O método já foi usado em mais de 30 países e adotado pelo MST no Brasil. “O analfabeto é excluído automaticamente da sociedade. Ser educador vai além de ensinar é um ato também de busca da liberdade.”, explicou a dirigente do MST, Maria Cristina Vargas.

As aulas estão previstas para começar no próximo dia 29 de setembro. Nos oito meses seguintes estes voluntários iniciaram o processo de formação para alfabetizar cerca de mil alunos, acima dos 15 anos de idade, que fazem parte dos 17 mil analfabetos existentes na capital do Estado. “Cada um de vocês receberá uma bolsa, um auxílio, que não chega nem perto da recompensa maior de mudar a vida de uma pessoa”, afirmou o senador.

O programa “Amapá Alfabetizado – Etapa Macapá” vem sendo implantado na capital pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, estimulado pelo senador Randolfe, tem parceria do Ministério da Educação, MST, Universidade Federal do Amapá (Unifap), além da colaboração das embaixadas da Venezuela e Cuba, país que desde 1961 está livre do analfabetismo, bem como a iniciativa privada e a população em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *