Projeto AtuAção pela Vida promove capacitação para agentes comunitários de saúde

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Defesa da Saúde, em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (AMBACS), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a Prefeitura de Macapá (PMM), promove capacitação para agentes comunitários de saúde. O curso começa nesta quinta-feira (17), e tem como objetivo qualificar esses profissionais para melhorar o acolhimento e assistência a quem se encaixa no quadro de comportamento suicida.

A capacitação faz parte do projeto “AtuAção pela Vida”, da Promotoria de Defesa da Saúde, que vem realizando uma série de atividades, como a Escuta Itinerante e campanha de sensibilização, com o lema “Viver é sempre a melhor opção”, resultado do lançamento do projeto, em julho deste ano, que contou com o ciclo de palestras do jornalista e escritor André Trigueiro.

O foco agora é fortalecer o trabalho dos agentes comunitários de saúde, que por meio de ações diretas junto à população, poderão identificar sinais em pessoas que precisam de apoio e atendimento especializado.

Para Washington Brandão, coordenador da AMBACS, a formação é fundamental para suprir a necessidade de promoção e assistência à saúde de maneira mais integral, pois esses profissionais têm contato permanente com as famílias e, por meio desse contato, poderão fazer campanhas educativas de prevenção à saúde mental, realizando acompanhamento das pessoas que já se encaixam no quadro.

“Esse envolvimento dos agentes comunitários de saúde já existe em outras cidades pelo país. Algumas pesquisas apontam que esses profissionais, por estarem vinculados às políticas que envolvem também à saúde mental podem contribuir mais afetivamente. Muitos desconhecem essa ações e se limitam aos aspectos clínicos da saúde, como vacinas, por exemplo”, aponta o psicólogo e coordenador da AMBACS, Dr. Washington Brandão.

Sobre a formação. Serão duas etapas:

Local: Auditório do Curso de Enfermagem na Universidade Federal do Amapá.

Dias: 17 e 31 de outubro ( primeiro módulo) e 14 e 27 de novembro ( segundo módulo).

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *