Programa Tesouro Verde do Amapá ganha apoio do Ministério da Agricultura

 

O governador Waldez Góes obteve da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o compromisso de articular com os ministérios da Economia e do Meio Ambiente, a ampliação do Programa Tesouro Verde para os demais estados da Região Norte. A confirmação foi dada nesta quinta-feira, 21, durante encontro com o governador na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).


O Programa é uma iniciativa do Governo do Amapá para que o Tesouro Verde se torne uma nova fonte de receita compensatória, gerada a partir da preservação das florestas. “Essa plataforma servirá de exemplo para todo Brasil, e demonstra o compromisso desse governo com a sustentabilidade e pelo desenvolvimento”, exaltou a ministra.
Durante o encontro, Waldez Góes explicou que o Programa cria créditos de natureza jurídica, vinculados às riquezas florestais do Estado. A exemplo dos já conhecidos créditos de carbono, esses novos ativos ambientais poderão ser negociados no mercado financeiro.
“A Amazônia possui um alto potencial para a dinâmica da economia verde em função da conservação de suas florestas. Por isso viemos apresentar essa plataforma de serviços ambientais que o Amapá vem consolidando, e pedir o apoio da ministra na articulação do projeto a nível de Região Norte e, posteriormente, para todo o Brasil”, argumentou Waldez Góes.
O Tesouro Verde foi uma das ações do Governo do Amapá para driblar os efeitos da crise econômica dos últimos anos – ainda sentidos por todas as unidades da Federação – e, ao mesmo tempo, permitir o crescimento econômico do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *