Professor do Ensino Superior não é professor? 

Marco Antonio Chagas, Professor do Ensino Superior.             

 

O Plano Nacional de Imunização contra a COVID-19 definiu os grupos prioritários, incluindo os trabalhadores da educação. Nesse grupo estão “todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e do ensino superior” (grifo nosso), recomendando, por questões óbvias, que incie a vacinação pelas faixas de idade mais velhas. (BRASIL, Plano Nacional de Imunização contra a COVID-19, Brasília, 2021). 

Cabe aos municípios a operacionalização da vacinação. De fato, a Prefeitura de Macapá promoveu o cadastro do grupo de professores de 18 a 59 anos e deu inicio a vacinação. O equívoco, em meu entender, foi convocar para a vacinação apenas um segmento dos professores, excluindo os professores do ensino superior. 

A Prefeitura de Macapá iniciou a vacinação dos profissionais da educação no dia 17/05. Foram convocados os professores de 50 a 59 anos que atuam em creches e em escolas do ensino infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos. A partir daí, a Prefeitura de Macapá vem convocando os professores para vacinação de faixas de idade mais novas. Pela lógica, significa que irão vacinar um professor do ensino básico de 18 anos em detrimento de um professor de ensino superior de 59 anos, este mais vulneravél ao COVID-19.    

Anuncia-se novos grupos como prioridade para vacinação. Pode haver algum motivo que desconheça, mas acredito que dessa vez haverá a inclusão dos professores do ensino superior. Confesso que está cada vez mais díficil garantir direitos nesse País, se é que vai sobrar algum.  

Marco Antonio Chagas, Professor do Ensino Superior.             

   

  • Que os gestores possam se contaminar com a lucidez e coerência das palavras e do saber do ilustre e querido Prof. Dr. Marco Chagas….amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *