Produtores rurais faturam mais de R$ 89 mil na Feira do Campo – Drive Thru no Sebrae.

Por Denyse Quintas

Feira de Produtos do Campo – Drive Thru reuniu no Sebrae, 100 produtores rurais em duas edições, que resultou no faturamento de R$ 89.474,80.  O evento contou com exposições setorizadas, entre elas, hortifrutigranjeiros, pescado, produtos industrializados e plantas ornamentais.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, o Sebrae prepara para mais uma Feira de Produtos do Campo no segundo semestre, em Macapá, entretanto, haverá feiras do campo nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari com previsão para o mês de setembro.

“Entendemos que há uma evolução dos produtores rurais, até mesmo na sua abordagem com os clientes diretos, bem como, com a apresentação do seu produto, a preocupação de ter um diferencial, observamos quando alguns produtores já têm uma atenção especial em iniciativas de produção agroecológica e divulgam isso na feira”, disse o presidente do CDE e da Faeap, Iraçu Colares.

 

Um dos destaques na Feira de Produtos do Campo, foi a vassoura de sorgo, apresentada pelo produtor rural de Mazagão, Cláudio Zorthea, 67, conhecido como Gaúcho. “A vassoura produzida a partir da espécie que eu trouxe do sul do país, adaptou-se bem na região e multipliquei, mas o objetivo fundamental dela é o grão para fazer ração que tem o mesmo valor nutritivo do milho”, explica o produtor rural Cláudio Zorthea.

De acordo com ele, essa vassoura tem um projeto de valor social para ressocialização e também é um produto muito bem aceito na Europa que tanto critica o Brasil sobre preservação.  “Se quisermos fazer preservação ambiental, temos que usar as tecnologias e culturas que não a destruam, como a fruticultura. Essa vassoura é cultura intensiva, que numa pequena área, gera muita mão de obra, gera riqueza para estado, podemos exporta e fazer divisa com isso. Esse é um projeto de vida”, declara o produtor rural Cláudio Zorthea.

O Sorgo, é uma espécie de planta com flor pertencente à família Poaceae. O seu nome comum é sorgo, e é também chamado milho-zaburro no Brasil, mapira em Moçambique e massambala em Angola. “Ela não precisa de solo muito fértil para ser plantada, com 90 dias está maduro para se colher, depois se passa por uma máquina artesanal para tirar o grão”, destaca o produtor rural Cláudio Zorthea.

Agronegócio/Sebrae

A gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae – Agronegócio e Indústria (UAC-Agrin), Larissa Queiroz, informa que em 2021, a instituição iniciou os atendimentos presenciais nas propriedades, em diversas frentes de atuação, orientação de mercado, consultoria de boas práticas agrícolas, e consultorias gerenciais, por meio dos projetos Agroecologia Produção Orgânica, Pecuária, Piscicultura e Apicultura; Mandiocultura – Industria e Comércio; Arranjo Produtivo Local do Açaí e Industrialização de Produtos.

O atendimento foca em ações de gestão, tecnologia e mercado. O Sebrae atende em várias frentes, desde consultorias de melhoramento de pastos, orientação para boas práticas de colheita, até consultorias de intervenção, por meio do Sebraetec, com apoio a processos produtivos de produtos com origem da agricultura familiar.

“Daremos continuidade ao nosso atendimento de campo, que pela situação de pandemia foi necessário reprogramar algumas ações. Para o segundo semestre está em nosso plano de ação a realização de consultorias tecnológicas, orientações técnicas, rodadas de negócios e seminários, finaliza a gerente da UAC/Agrin/Sebrae/AP, Larissa Queiroz.

Memória

A Feira de Produtos do Campo – Drive Thru é realizada desde 2015. O objetivo, é oportunizar aos clientes do Sebrae, produtores rurais, um ambiente de feira diferenciado onde ele possa além de fazer negócios imediato, com a venda direta ao consumidor, realizar prospecção de futuras negociações, visto que no ambiente de feira, ele também, tem contato com empresários do setor de alimentos que visitam a feira com intenção de conhecer produtos e realizar parcerias comerciais.

Equipe

A equipe de agronegócio do Sebrae no Amapá é formada pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae – Agronegócio e Indústria (UAC-Agrin), Larissa Queiroz e pela equipe de colaboradores, entre eles, Reginaldo Macedo, Ariela Paiva, Rosimar Monteiro, Antônio Carvalho e Gilvana Lima.

Feira

As Feiras de Produtos do Campo – Drive Thru 2021, já ocorreram na sede do Sebrae em Macapá, na Avenida Manoel da Nóbrega, nos dias 11 e 12 de junho, 2 e 3 de julho, sexta e sábado, respectivamente, das 8h30 às 18h.

Parceiros

Na Feira de Produtos do Campo – Drive Thru,  são parceiros Sebrae, Governo do Estado do Amapá (GEA), Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro), e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *