Procuradora-geral de Justiça do MP-AP recebe honraria na solenidade dos 410 anos do MP/BA e MP Brasileiro

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Lúcia Franco Cei, participou nesta quinta-feira (26), no auditório do Ministério Público da Bahia (MP/BA), da celebração dos 410 anos do MP/BA, que foi o primeiro entre as unidades do Ministério Público Brasileiro. Durante o evento, houve a entrega de 120 medalhas aos membros MP do Brasil. A PGJ do MP-AP foi agraciada com a honraria.

A comemoração contou a presença de procuradores-gerais dos MPs do Brasil, membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e autoridades de todas as esferas de poder da Bahia. Ivana Cei parabenizou o MP/BA pela data e destacou a importância da instituição para o país.

“É uma alegria imensa participar deste momento de celebração do MP/BA. Estou feliz também por receber a medalha destinada aos membros desta instituição que muito me orgulha pertencer. É fundamental que o MP Brasileiro siga forte e unido, pois lutamos contra a corrupção, fiscalizamos as leis e trabalhamos na garantia dos direitos do povo. Parabéns ao Ministério Público baiano e ao MP Nacional pela linda história de lutas e vitórias em benefício de nossa sociedade”, manifestou a PGJ do MP-AP, Ivana Cei.

História

O primeiro registro histórico do MP se deu no dia 7 de março de 1609, com a instalação do Tribunal de Relação da Bahia, em Salvador (BA), na época do Brasil Colonial, período em que o Rei Dom Filipe II delegou a Afonso Garcia Tinoco os cargos de promotor de Justiça, procurador dos Feitos da Coroa e da Fazenda e Fisco, o cargo de promotor de Justiça.

Estavam inauguradas as funções do futuro Ministério Público em terras brasileiras, iniciando um longo processo histórico de construção de uma nova cultura institucional e jurídica que viria a ser institucionalizada e sedimentada no Estado Brasileiro, no final do século XIX, quando acontecia formação da República Brasileira.

SERVIÇO:

Elton Tavares, com informações do MP da Bahia.
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *