Pretende construir ou reformar? Se atente a estes 5 pontos.

Ricardo Cavalcante Leão Dias Filho – Engenheiro Civil –  CREA: 5070479869 SP

Toda construção, seja uma obra do zero ou uma reforma simples, precisa do que chamamos de “pilares” da construção, independente de questões estruturais, para que sua obra seja bem-sucedida.

É normal as pessoas se sentirem inseguras quando vão começar a construir, por não saber ao certo por onde começar ou a quem procurar. Também há aquela máxima de que “obra é dor de cabeça” que desanima qualquer pessoa e incomoda bastante, antes mesmo da obra começar.

Por vezes a realização de uma obra também é a realização de um sonho, que por falta de planejamento acaba se tornando um pesadelo. Pensando em uma forma de valorizar seu tempo e seu dinheiro, separei aqui os “5 pilares” para construir ou reformar com sucesso.

 

  1. Investir no Projeto

imagem: blog da qualidade.

Tenho certeza de que você conhece algum amigo ou parente que construiu ou reformou sem fazer projeto. Nesses casos, você deve fazer 3 simples perguntas:

  1. A obra ficou de qualidade?
  2. A planta da casa ficou funcional?
  3. A economia do projeto valeu a pena?

Muitas vezes, uma obra ou reforma feita sem projeto, acaba sendo o clássico “o barato que saiu caro”, pois é o projeto que dá o direcionamento da obra.

Os projetos são a ferramenta principal que mostram como será a construção de cada etapa de uma obra. São eles que vão guiar os profissionais na execução dos serviços de fundações, estrutura, alvenaria, instalações elétricas, instalações hidros sanitárias e todos os materiais que serão aplicados em cada etapa. É uma fonte de intensa consulta para os profissionais na obra.

Além disso, é através do projeto que se faz o memorial descritivo e quantitativo da obra, itens essenciais para se elaborar um bom orçamento. Um orçamento bem-feito é essencial para o controle de gastos da obra, evitando a maioria das dores de cabeça que se tem na execução do projeto.

Um bom arquiteto ou engenheiro faz muita diferença na criação do projeto da sua obra. Converse com um profissional que entenda suas necessidades e lhe apresente boas soluções.

 

2. Planejar toda a Obra

imagem: vejaobra.com.br

O planejamento é fundamental para atingir qualquer meta na sua vida, inclusive uma meta para construir ou reformar.

O planejamento da sua obra não precisa ser grande, complicado e de difícil interpretação. Isso é para grandes obras industriais e de infraestrutura, na sua obra você precisa de um planejamento simples, eficiente e fácil. É uma ferramenta para guiá-lo ao longo das etapas de obra com eficiência para que você consiga visualizar com clareza:

  • Etapas da obra
  • Data de início
  • Data de término
  • Custos por etapa
  • Materiais e fornecedores
  • Custo acumulado

A etapa do planejamento é a que necessita de todo um cuidado quando é montada, afim de se evitar imprevistos e atrasos na sua obra.

Aconselho nesta etapa em especial procurar o auxílio de um profissional eficiente, que monte o seu planejamento de maneira séria e com transparência, principalmente se você for leigo na área da construção.

Isso é um ponto que nos leva á próxima etapa que é:

 

3. Contratar mão-de-obra especializada

imagem: going Green Brasil

Você vai querer desperdício de materiais e retrabalhos na sua obra? Eu tenho certeza que não, por isso é essencial contratar profissionais que sabem o que estão fazendo e que realizem o serviço por um preço justo.

Um profissional sério e comprometido, além de assumir funções nas quais você não se sente seguro em fazer, irá se empenhar para que sua obra fique pronta da forma mais rápida possível, sempre sendo transparente quanto ao andamento da sua obra, se atentando em explicar as etapas e os custos do serviço.

Busque sempre por boas indicações no mercado para não trabalhar com profissionais sem compromisso.

 

  1. Conheça os fornecedores de materiais

 

imagem: britario.com.br

Em uma construção, os materiais representam (em média) 50% do custo total. Os outros 50% são de mão de obra.

Por isso, você precisa fazer a compra de materiais com bons preços, para conseguir reduzir o custo total da construção.

Você só consegue bons preços se conhecer os fornecedores de materiais de construção na sua cidade/região e fazer cotações de preços em 3 ou 4 lugares antes de fechar a compra.

Geralmente, profissionais experientes da área conhecem bons fornecedores, podendo facilitar muito sua negociação, garantindo além de bons preços, entregas dentro do prazo, para sua obra não atrasar por falta de material.

Dica Valiosa: Faça uma lista com as principais lojas de materiais de construção, materiais de acabamentos e home centers da sua cidade para fazer orçamentos e conseguir comprar com os preços mais baixos. Tenho certeza que você vai encontrar diferenças de preços de 15%, 20%, 50% e até mais.

Lembre de sempre estar com a lista de materiais completa quando for fazer o pedido, para evitar trabalho repetitivo e desnecessário.

5.Gestão de prazo, custo e qualidade

imagem: mapadaobra.com.br

Você precisa acompanhar a sua construção (ou reforma) de perto, com um mínimo de conhecimento para entender o que será feito, qual a sequência das atividades e conseguir conversar com os profissionais que contratar, com confiança.

Para conseguir isso, você vai precisar:

  • Conhecer os
  • Conhecer o planejamento da obra.
  • Saber os custos previstos.
  • Saber as etapas da obra.

Dominando estes pontos você vai estar por dentro da sua obra, se sentindo confiante e empolgado em realizá-la.

Conclusão:

Construir ou reformar com inteligência exige conhecimento, esforço e dedicação. Esses “5 pilares” são o diferencial das pessoas que constroem com sucesso. Construir com sucesso, é construir com qualidade, dentro do prazo e custos previstos, sem maiores “dores de cabeça”.

Se você é pretende deixar toda a gestão da construção ou reforma da sua casa por conta de um profissional ou empresa, você também deve ter o conhecimento desses cinco pilares para acompanhar a sua obra com conhecimento, e saber cobrar prazo, custo e qualidade. Afinal, você é o cliente e está pagando por isso. Deixar tudo por conta de uma empresa não quer dizer que você terá “zero problemas”.

 

 

Ricardo Cavalcante Leão Dias Filho

Engenheiro Civil –  CREA: 5070479869 SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *