Prefeitura de Macapá segue com testagem em massa para assintomáticos

A Prefeitura de Macapá segue com a testagem em massa da população para assintomáticos. O serviço é ofertado no Laboratório Covid, na Avenida FAB; e no laboratório móvel da Carreta de Saúde, localizado na praça da rodovia do Curiaú. O atendimento é exclusivo para pessoas que não possuem sintomas da Covid-19.

“Esse serviço é uma forma de abranger ainda mais a testagem na população macapaense. Estamos com atendimento nas zonas norte e sul testando diferentes idades para ter com mais exatidão a taxa de contaminação da Covid-19 na capital”, ressalta a secretária de Saúde, Gisela Cezimbra.

O Laboratório Covid na FAB funciona desde agosto, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Já na carreta, o funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta. Para fazer a testagem é necessário apenas um documento oficial com foto. O exame que está sendo ofertado no laboratório é para a detecção do IGM, e é feito a partir da coleta de sangue em um frasco, para que a amostra seja processada em centrífuga de laboratório.

Para os casos de pacientes positivos, os dados são cruzados com as informações do e-SUS e encaminhados para o exame sorológico. Se o paciente já apresentou os sintomas há mais de 15 dias, o caso é de vírus residual, ou seja, uma infecção tardia. Para os casos de pacientes que não passaram pelas UBS’s, o exame sorológico que vai dizer se infecção é aguda e o paciente ainda está em fase de transmissão.

A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas que apresentam sintomas da doença devem procurar uma das três unidades de saúde de referência no atendimento aos casos suspeitos de Covid-19 (Lélio Silva, Álvaro Correa e Santa Inês), para que seja avaliado pelo médico.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *