Prefeitura de Macapá segue com atendimento no laboratório móvel para testagem de assintomáticos

A Prefeitura de Macapá continua nesta segunda-feira, 21, a testagem em massa para assintomáticos com a unidade móvel do Laboratório Covid. O atendimento está ocorrendo ao lado do Teatro das Bacabeiras de segunda a sexta, das 8h às 17h. A testagem é exclusiva para pessoas assintomáticas, que não apresentam qualquer sinal ou sintoma da doença.

A finalidade é ampliar os pontos de testagem e diminuir o fluxo de atendimento no Laboratório Central. “É uma forma de nós facilitarmos o acesso à população e ampliarmos o atendimento de testagem para aquelas pessoas assintomáticas”, explica a subsecretária de Assistência em Saúde, Tânia Vilhena.

O exame que está sendo ofertado é para a detecção do IGM. O exame é feito a partir da coleta de sangue em um frasco, para que a amostra seja processada em centrífuga de laboratório. Para a realização dos testes, é necessário que a pessoa apresente um documento de identificação com foto e CPF. Os resultados dos testes realizados na van estão sendo entregues após 48h no site exames.macapa.ap.gov.br.

Trâmites

Os casos que atestarem positivo terão seus dados cruzados com o registro de notificação do E-SUS, e, caso não tenham sido notificados como positivo anteriormente, serão encaminhados para uma das unidades de referência no atendimento para avaliação médica e orientações gerais.

Nos casos em que o exame der positivo e for constatado que já existe registro desta pessoa no E-SUS (notificado para Covid anteriormente), terão o material coletado e encaminhado para a realização de sorologia, que é a contraprova para um diagnóstico seguro desse paciente. O resultado do sorológico é divulgado ao paciente no prazo de até 7 dias.

Os casos negativos devem manter as medidas e cuidados de prevenção. O Comitê de Acompanhamento dos Casos Positivos será o responsável pelo acompanhamento dos pacientes, monitorando-os quanto à evolução do quadro clínico e orientando quanto às medidas restritivas.

Secretaria Municipal de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *