Prefeitura de Macapá recebe vacina contra meningite para administração em adolescentes

A Prefeitura de Macapá recebeu do Ministério da Saúde um lote de 5.400 doses da vacina meningocócica, para a administração em adolescentes na faixa etária de 11 e 12 anos. A vacinação já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

Embora a doença esteja muito relacionada às crianças, que são vacinadas ainda nos primeiros meses de vida, adolescentes também precisam da imunização, pois estão entre os principais transmissores da meningite. “Mesmo que não adoeça, o adolescente pode transmitir a bactéria pela saliva ou respiração. Por isso, a vacinação contra a meningite protege tanto o público-alvo dessa faixa etária quanto os mais novos e os mais velhos que fazem parte do convívio desse jovem”, diz a coordenadora de Imunização de Macapá, Jorsette Cantuária.

A vacina meningocócica é conjugada e protege os adolescentes de quatro subtipos da doença, que são A, C W e Y. Além dessa, os jovens devem tomar a vacina contra o HPV, que também está disponível nas UBS’s da capital. Para realizar a vacinação, pais ou responsáveis devem procurar a unidade mais próxima com caderneta de vacinação e cartão do SUS, além do uso de máscaras, que é obrigatório.

Meningite

A meningite meningocócica tem características bem específicas. Dor de cabeça, enjoo, mal-estar e corpo enfraquecido podem ser sinais. Já o quadro clínico mais típico caracteriza-se por febre alta, manchas arroxeadas no corpo, rigidez na nuca (pessoa não consegue encostar o queixo no peito) e dor de cabeça muito forte. (Fonte: Ministério da Saúde)

Secretaria de Comunicação de Macapá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *