Prefeitura de Macapá recebe 40 mil testes para reforçar ações da Covid-19

A Prefeitura de Macapá recebeu, por meio de articulação do senador Davi Alcolumbre, 40 mil testes rápidos para a detecção da Covid -19. Eles irão reforçar as ações de diagnóstico mais rápido da doença, aumentando para 12% o índice de testagem no município.

Eles serão destinados para a testagem dos profissionais da linha de frente do combate ao vírus e a população atendida nas unidades de referência no atendimento aos casos suspeitos da Covid-19, além das ações e atendimentos itinerantes realizadas pelas equipes nos distritos de Macapá.

“Com essa doação dos 40 mil testes que recebemos do presidente do Senado, iremos entrar em uma outra fase, que irá nos permitir testar quinzenalmente nossos profissionais da linha de frente e poder fazer testagem na população, dando ainda mais clareza ao Município do quadro epidemiológico que nós vivemos e, com isso, possibilitando traçar estratégias mais adequadas para a situação”, explicou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

O teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas. Ele é feito com amostras de sangue e seu resultado sai em aproximadamente 20 minutos.  Ele detecta se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus. Também mostra se a pessoa já teve no passado ou se tem o vírus no período latente da doença.

Em Macapá, desde o início da pandemia até hoje, 24 mil testes já foram feitos na população. Eles estão sendo realizados de acordo com a avaliação médica nas unidades de referência de tratamento da Covid-19, Lélio Silva, Marabaixo, Álvaro Correa e Unidade Santa Inês, além dos distritos de Macapá e nas comunidades mais distante, por meio de equipes itinerantes.

A Prefeitura de Macapá mantém ainda a coleta de exame microbiológico 24 horas nas 4 unidades de referência (Lélio Silva, Álvaro Correa, Marabaixo e Unidade de Saúde Covid Santa Inês). Os exames são colhidos nas unidades e enviadas para processamento no Instituto Evandro Chagas e Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen).

“O recebimento dos testes é de grande valia para o Município. Nós só temos a agradecer ao senador. Com mais esse quantitativo, teremos uma amplitude na nossa cobertura de atendimento para 12%, nos possibilitando testar um número maior da população e iniciar o tratamento cada vez mais cedo, resultando em um índice maior de recuperados”, destacou a coordenadora do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, Silvana Vedovelli.

Além da realização dos testes, é importante que a população fique atenta, mantendo sempre os cuidados necessários de prevenção e combate ao novo Coronavírus, como o uso obrigatório de máscara, a higienização constante das mãos com álcool em gel ou sabão e o isolamento social, e que aos primeiros sinais da doença procure uma das um unidades referência, para avaliação médica, e, se necessário, testagem e início do tratamento.

Secretaria de comunicação de Macapá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *