Prefeitura de Macapá flagra pacientes com muitas receitas nas farmácias das UBS’s

A Secretaria de Saúde de Macapá detectou nas últimas semanas uma alta procura por alguns medicamentos prescritos para a Covid-19 nas UBS’s. A demanda pode causar desabastecimento nas farmácias do município. Nesta quarta-feira, 13, houve um flagrante de um homem que tinha 10 receitas prescritas pelo mesmo médico.

O flagrante aconteceu por volta das 10h na UBS Álvaro Corrêa. O farmacêutico identificou um homem que buscava medicamentos prescritos para o Coronavírus. Ele tinha 10 receitas prescritas. Quando foi questionado, o homem disse que a receita era para todos os familiares dele que estavam com a doença.

“Situações como essa nos causam muita estranheza. Fazemos o apelo para que a população não estoque medicamento, não se automedique para não faltar para quem realmente precisa”, destaca a coordenadora do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 em Macapá, Silvana Vedovelli.

A procura é maior para os medicamentos azitromicina e ivermectina. Para se ter ideia, no dia 27 de abril, o Município tinha em estoque 130 mil comprimidos de azitromicina e 26 mil de ivermectina. Mas hoje tem apenas 900 unidades de ivermectina e 34 mil de azitromicina.

“O farmacêutico identificou pacientes com cópias de receitas e orientamos a procurar atendimento médico. Estamos atendendo todos, mas pedimos bom senso da população. Fique em casa e cumpra o isolamento social para evitar ainda mais essas filas nas unidades”, ressalta a coordenadora.

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde fez a compra de mais 56 mil unidades de ivermectina e 100 mil de azitromicina. Os novos lotes chegam nos próximos dias na capital. Em abril, uma jovem de 22 anos faleceu em Macapá por não conseguir medicamento. Ela era paciente de Lúpus e não encontrou nos hospitais e farmácias a hidroxicloroquina. Casos como esse só reforçam que os medicamentos devem ser usados por quem necessita.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *