Prefeitura de Macapá entrega 5ª unidade de saúde na região da Pedreira

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, reinaugurou neste sábado, 27, a Unidade Básica de Saúde do Lontra da Pedreira. A nova estrutura irá beneficiar aproximadamente 93 famílias, totalizando 372 pessoas beneficiadas com os serviços. A UBS foi inaugurada em 1998, passando por uma única reforma em 2002. Após esse tempo sem manutenção, estava com a estrutura completamente comprometida, sendo contemplada no início deste ano pelos serviços do Mutirão Prefeitura Saúde, que reformou em três meses todo o local.

Foto: Max Renê

O agente distrital Jonas Picanço agradeceu a prefeitura por todos os serviços feitos na região. “Essa é a 5ª unidade que a prefeitura entrega na Pedreira. Está faltando apenas a da localidade de São Pedro dos Bois, e aí fechamos toda a região com assistência de saúde”, disse. A obra refez todas as instalações elétricas e hidráulicas, piso, substituiu louças sanitárias, caixa e bomba d’água.

Foto: Max Renê

A secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, contou que em 2002 a unidade tinha recebido apenas uma pintura e no local atuava um agente comunitário e um enfermeiro. “Dezessete anos depois, conseguimos realmente reformar a unidade e entregar para a comunidade da forma que merece”, contou. Além da reforma, a unidade recebeu equipamentos novos, como mesas, cadeiras, escadas, prateleiras, central de ar, aparelho de nebulização, balança e material de expediente. E agora conta com recepção, consultório, farmácia abastecida e banheiro.

Foto: Max Renê 

O deputado estadual Paulo Lemos ressaltou que a gestão tem ouvido os anseios da população e, dentro de suas possibilidades, vem atendendo a esses pedidos. “Algumas vezes, a administração tem emenda parlamentar para executar e quando não tem é a equipe da Semsa, com o mutirão, que entra em cena e entrega essas unidades totalmente reformadas e dentro daquilo que é estabelecido”, pontuou. Para o atendimento, os moradores do Lontra contam com uma agente comunitária de saúde, que mora na comunidade, e o atendimento, uma vez por semana, de uma Equipe de Saúde da Família (ESF), formada por médico, enfermeira, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Foto: Max Renê

O prefeito Clécio Luís lembrou que a situação dessa UBS era uma das coisas que o incomodava muito, pois quando chovia não tinha condições de trabalho. “Aqui na região da Pedreira, já foram entregues as unidades de Santo Antônio, Ressaca, Abacate, Ambé e hoje estamos entregando a unidade do Lontra, só está faltando a de São Pedro do Bois, que iremos fazer também. E quando fazemos uma obra como essa, ela acaba puxando outros serviços que beneficiam toda a comunidade. Como, por exemplo, faremos um Porto Novo, como eu sempre falo, será uma obra simples, mas com uma grande importância para a população”, discursou.

Foto: Max Renê

A cerimônia de entrega teve uma ação de saúde para comunidade, que contou com os seguintes serviços: consultas, vacina, orientação em saúde bucal, distribuição de kits de saúde bucal, testes rápidos, exames de glicemia e dispensação de medicamentos. Participaram da cerimônia o presidente da Câmara de Vereadores de Macapá, Marcelo Dias e seus pares, Nelson Souza, Diego Duarte, Caetano Bentes, Carlos Murilo, Japão Baía e Cláudio Góes, além de lideranças comunitárias e a população da comunidade.

Foto: Max Renê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *