Prefeitura apresentará Unidade Básica de Saúde Fluvial nesta sexta, 17

O prefeito Clécio Luís, juntamente com os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e o deputado federal André Abdon, apresentará para a imprensa, bancada federal e população em geral a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), nesta sexta-feira, 17, às 12h, na rampa do Santa Inês. Ela servirá para ampliar o acesso da população ribeirinha a procedimentos como consultas médicas e atendimentos em saúde bucal. A embarcação, que já fez uma viagem teste, possui espaço com consultórios, farmácia, laboratório e banheiros. Ela foi adquirida por meio de programa do Ministério da Saúde, que fez o repasse de R$ 1.879.450,00, e de contrapartida do Município, de R$ 75.578.

Foto: Max Renê

Para o repasse do recurso e o seu efetivo funcionamento, a prefeitura contou com a articulação da bancada federal do Amapá. Os senadores Davi e Randolfe, e o deputado federal André Abdon destinaram emendas para a aquisição de materiais permanentes e uma embarcação de apoio. Após a cerimônia, a UBS Fluvial segue para o distrito do Bailique, onde fará atendimentos nas comunidades de Vila Progresso, Maranata, Arraiol do Bailique e Livramento, Boa Esperança e Itamatatuba.

 

A unidade comporta mobiliário e equipamentos para procedimentos como exames laboratoriais, curativos e suturas, com capacidade instalada para 100 atendimentos diários. Ela funcionará 20 dias por mês em área delimitada para atuação, compreendendo o deslocamento fluvial até as comunidades e o atendimento direto à população ribeirinha. Nos outros dias, a embarcação pode ficar ancorada em solo, na sede do município, para que as equipes de saúde possam fazer atividades de planejamento e educação permanente junto a outros profissionais.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

Contato: 99135-6508

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *