Prefeito monitora ações contra alagamentos e alerta para o lixo em locais impróprios

A Prefeitura de Macapá tem feito constantemente a limpeza de galerias de escoamento de águas pluviais, mas por conta das chuvas que têm caído nos últimos dias na região, as ações foram intensificadas nesses locais, como prevenção aos possíveis alagamentos. O prefeito Clécio Luís e equipes da Defesa Civil Municipal, Obras e Limpeza Pública acompanharam os serviços em trechos dos bairros Santa Rita e Beirol.

Durante o monitoramento, prefeito e equipe constataram mais uma vez que os alagamentos são provocados pelo aterro de áreas de ressaca, acúmulo de lixo arrastado pelas chuvas, além do comportamento incorreto de moradores. No Santa Rita, onde a prefeitura executou serviços de drenagem, microdrenagem, terraplenagem e pavimentação em sete vias, técnicos identificaram no fim da Rua Orlando Pinto que uma espécie de tampa foi colocada na entrada do canal, impedindo a vazão da água e provocando o alagamento da área, que já tinha sido trabalhada pela PMM, que resolveu um problema quase crônico de alagamento na rua Santa Catarina.

 

Clécio Luís lembra que, mesmo com poucos recursos e equipamentos, a prefeitura tem garantido a limpeza da cidade, mas a população tem que fazer a sua parte. “Nessas vias do Santa Rita, onde moradores sofriam há mais de 20 anos com os alagamentos, a prefeitura fez um serviço de drenagem conectando com os canais de vazão natural da água. Neste trecho da Santa Catarina, por exemplo, o alagamento aconteceu pela intervenção incorreta de um único morador que prejudicou um bairro inteiro”.

clecio-chuva

Veja como você pode ajudar a prevenir alagamentos:

 

– Não jogue lixo, móveis ou entulhos nos córregos; não obstrua bueiros, canos ou bocas de lobo; não obstrua a vazão natural das águas no esgoto; não jogue aterro em áreas impróprias, não jogue lixo nas ruas, pois eles irão para os canais;

 

– Se identificar que próximo a sua casa ocorre ou haverá alagamento, entre em contato imediato com a Defesa Civil Municipal (98802-8378) ou ligue para o Corpo de Bombeiros (190).

 

Andreza Sanches/Asscom PMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *