Prefeito Clécio Luís integra comitiva do presidente do Congresso Nacional e participa da COP-25 em Madri

 

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, integra a comitiva do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019 (COP-25), que acontece na cidade de Madri, na Espanha, neste sábado, 7.

O encontro discute mecanismos para reduzir emissões de CO2 (baixa de carbono) para ajudar os países a estabelecer metas mais eficazes, a fim de deter o aumento do aquecimento global. Assim como regulamentar nesta conferência da ONU o Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas.

Clécio Luís ressaltou que o crescente interesse do mundo pela Amazônia é a tendência, e que a articulação de governos locais tem se destacado em redes internacionais de intercâmbio para desenvolver a emergente economia de baixo carbono. “Participamos hoje do evento denominado ‘Movimento Brasileiro’ para uma Ação Climática em Madri, na Espanha, na COP-25. Pois achamos fundamental a participação de governos locais em redes internacionais de intercâmbio para desenvolver a emergente economia de baixo carbono, como foi na Semana do Clima, em Nova York, onde também participamos e integramos o evento. Naquela ocasião, mostramos que estamos empenhados em combater a mudança climática”.

“O dia de hoje é muito importante para o Amapá, pois dois senadores eleitos pelo estado protagonizaram um momento fundamental em que se discute a situação climática em todo mundo. Como prefeito, participar da discussão de forma séria sobre os efeitos das mudanças climáticas no mundo, inclusive na Amazônia, onde muitas organizações procuram governos subnacionais [estaduais e prefeitura], é, sem dúvida, presenciar as saídas, soluções criativas e sustentáveis para melhorar nossa economia em Macapá. Além disso, isso foi frisado durante a palestra do senador Randolfe Rodrigues, que foi um dos debatedores em uma das conferências [Conferência Brasileira de Mudanças de Clima: uma aliança de atores para ação climática]. Assim como a presença do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, foi marcante, porque deixou claro que o nosso Congresso não aceitará retrocessos no meio ambiente”, enfatizou o prefeito.

Clécio Luís também  acompanhou a comitiva no Real Madrid, onde foram apresentados  os projetos sociais do time que já são implementados no Brasil e os colocou como uma possibilidade de também executar em Macapá. Durante o evento, o senador Davi Alcolumbre afirmou que o Congresso Nacional não aceitará retrocessos no meio ambiente. “O Parlamento brasileiro não aceitará, em nenhum momento, em hipótese alguma, sob a nossa liderança, se curvar em uma decisão unilateral do Governo Federal se ele estiver equivocado. Se o governo acha que por uma decisão sua ou condução sua que o Congresso vá a reboque, tenham certeza que não. Nossa presença  aqui é para fazer essa ponderação no encontro que trata das futuras gerações e da nossa, para preservar, e que essas gerações possam resistir”, pontuou.

A Prefeitura de Macapá integra este cenário, pois assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Sesi/Senai para a criação do Circulab, um laboratório para desenvolvimentos de ideias que têm como foco a economia circular, pesquisa em biocombustíveis a partir de insumos locais, com objetivos para atrair soluções em diversos eixos promissores: bioenergia, reciclagem de resíduos, biotecnologia, capacitação profissional, entre outras. A gestão municipal  trabalha para assinar e protocolar o decreto de criação do Parque de Inovações para Bioeconomia Circular de Macapá, para instituir ainda o Comitê Executivo de Inovação e BioEconomia (Ceibe) para coordenar sua implantação. Desta forma, a adesão do município de Macapá a redes de inovação como Iclei é fundamental, possibilitando atrair empreendimentos socioeconômicos criativos e biossustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *