Prefeita Beth Pelaes busca solução para abastecimento de água tratada no município

 

O desabastecimento de água pela Caesa – Companhia de Água e Esgoto do Amapá no município de Pedra Branca do Amapari foi tema de audiência entre a prefeita Beth Pelaes e o diretor – presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, nesta quinta-feira, 17. A gestora pediu a conclusão da subestação de capitação e abastecimento, paralisada há mais de cinco anos.

A construção da central de abastecimento da Caesa em Pedra Branca do Amapari foi iniciada no ano de 2012 pelo Governo do Estado com financiamento do BNDES. A não conclusão da obra é uma das principais causas da falta de fornecimento de água encanada em grande parte do município, uma vez que a rede hidráulica dos bairros do entorno foi realizada na época.

“Só para se ter uma ideia, a conclusão dessa obra beneficiaria diretamente moradores dos bairros Centro, Reviver e Açaizal, acabando com o gargalo que é a falta de água naquela região”, pontuou a prefeita.

Segundo o presidente da Caesa, desde 2017, ano em que houve a última visita técnica ao município a pedido da Prefeitura, três processos licitatórios para finalizar a obra já foram realizados, porém todos sem sucesso por falta de empresas interessadas em concorrer ao certame.

“O projeto está pronto e no próximo mês será publicado mais um processo licitatório para tentarmos solucionar de uma vez esse problema”, afirmou Valdinei.

O abastecimento de água nos municípios é de responsabilidade do Estado, por meio da Caesa. No entanto, a Prefeitura tem prestado o serviço com recurso próprio a fim de suprir a necessidade dos moradores, mas constantemente lida com problemas decorrentes do sistema de poços e bombas, trazendo prejuízo para os usuários e aumento dos gastos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *