Por que jogos de vídeos games tem atrasos? (E o lançamento do CyberPunk 2077)

*Gabriel Cavalcante Leão Dias – Design de Games

 

 Não é muito comum alguma mídia de entretenimento ter atraso. Acontece de vez em nunca com filmes (apesar de que esse ano não teve jeito muita coisa atrasou, até eleição!), mas é comum ouvir notícias sobre um jogo ser adiado. Alguns jogos são adiados por anos.

O Cyberpunk 2077 lançado dia 09/12 às 21:00 horário de Brasília, teve 3 atrasos desde sua data inicial que era prevista para abril de 2020, depois teve a data movida para 17/09, em seguida para 19/11 e agora sua data de lançamento final 09/12. Muitas pessoas esperaram ansiosas para poder ter o jogo em suas mãos e teremos que esperar alguns dias para saber se toda essa espera valeu a pena (o jogo foi anunciado em 2012 e teve seu primeiro teaser trailer em 2013, então teve gente que esperou 7 ou 8 anos para poder jogar).

 

Se você trabalha com clientes, deve ter uma ideia do quão assustador deve ser dizer que seu produto vai ser entregue com atraso (dizer isso para a equipe que está produzindo também é outro pesadelo), especialmente se o cliente já pagou pelo produto (como é o caso de quem compra jogos na pré-ordem). E mesmo, que de um lado tem jogadores que reclamam de um jogo sofrer atraso, do outro tem os que aceitam atrasos de bom grado.

Por que tantos jogos atrasam? E por que tantas pessoas que não estariam erradas em reclamar de um atraso aceitam de bom grado?

Cyberpunk 2077 é um RPG de tiro aguardado por anos e anos por muitas pessoas e além do ator Keanu Reeves também terá a participação especial de Ozob, personagem da cultura pop brasileira, que será dublado pelo seu criador no jogo. O personagem foi criado por Deive Pazos, o Azaghal, do Jovem Nerd. No Nerdcast especial de RPG: Cyberpunk, o personagem já rendeu um livro e um busto feito pela IRON Studios.

 

Muitos departamentos diferentes trabalham juntos para um jogo sair como o esperado. Às vezes algum departamento tem que esperar o outro entregar a parte deles para prosseguir com o desenvolvimento mais importante, e é muito comum hoje em dia,esse departamento ser em outro país e num fuso-horário  diferente .

Também é esperado que um jogo saia sem bugs, erros que afetam o aproveitamento do jogo e não é incomum muitos desses bugs surgirem o tempo todo. Quando entra na fase polish, é quando os desenvolvedores estão concentrados em apenas eliminar o máximo desses erros possíveis antes do lançamento. Normalmente, nesta fase, o jogo já está pronto e só falta eliminar os bugs. Imprevistos também tendem a acontecer semanalmente. Um erro que previamente acreditava-se que poderia ser resolvido em duas semanas, e leva 2 meses. Por conta disso, têm reuniões regulares para que todos tenham uma ideia onde na fase de produção o jogo está no momento.

 

Tem até mesmo jogos que tiveram que quase ser refeitos no meio da produção. Por diversas razões. As mais comuns no cenário atual são coisas como: lançar o jogo em outras plataformas não previamente planejadas; o escopo do projeto por vezes ser grande demais e tem que ser reduzido para um tamanho mais adequado para a fase de produção não demorar demais (e isso é feito removendo conteúdo antes planejado para ter no jogo);  ou até mesmo uma mecânica principal do jogo que não é tão divertida quanto inicialmente imaginaram e a mecânica tem que ser completamente reformulada.

O último ponto que vou falar neste post vai ser sobre as janelas de oportunidades para lançar um jogo. Muitos buscam lançar seus jogos num período de tempo perto do natal, da black friday, e lançamento dos consoles da nova geração. Ou tentam lançar seus jogos numa época em que poucos jogos serão lançados, ao menos tentar não lançar ao mesmo tempo em que um produto que compete diretamente com o seu é algo que toda empresa gostaria. Se dois jogos grandes para o mesmo mercado são lançados ao mesmo tempo, é inevitável que o mercado se divida e ambos não vão vender o tanto que venderiam se tivessem um espaço de tempo maior entre um e o outro.

 

Não existe um processo de criação de jogo que é de fato é o melhor. Então quase sempre você nunca vai encontrar duas metodologias exatas entre estúdios diferentes. Com certeza terão semelhanças mas cada um trabalha da maneira que acredita ser a melhor e a mais eficiente (ou às vezes do jeito que pode mesmo). Mas muitos projetos encontram problemas parecidos, afinal lidam com o mesmo tipo de produto. E

Espero que após ler este post você entenda um pouco mais e seja compreensivo quando algum jogo que você estava esperando acaba demorando para chegar no mercado.

Shigeru Miyamoto, criador de franquias como Mario, The Legend of Zelda e Donkey Kong disse uma vez que “Um jogo atrasado eventualmente será bom, um jogo apressado será para sempre ruim”, muitos desenvolvedores realmente lançam seus jogo no momento em que está preparado para os consumidores, jogos lançados inacabados tiram muita boa fé da empresa e a “ruindade” do jogo fica eternizada com memes nessa era da internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *