Plano de Inverno: prefeitura trabalha de forma intensa para evitar transtornos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Macapá iniciou na manhã desta quinta-feira, 2, trabalho intenso com as equipes integradas das pastas para evitar transtornos causados pelas chuvas. A previsão do tempo apontou para esta quinta até 35mm de água na capital, mas ultrapassou. As equipes trabalharam em algumas áreas de risco, como nos canais do Nova Esperança, Jandiá, além do bueirinho da Avenida Raimundo Álvares.

Foto: Max Renê

“A gente sabe dos problemas que são ocasionados pela chuva, mas eu sei também que é preciso da colaboração de todos, visto que muito lixo é jogado nas ruas e calçadas, entupindo as bocas de lobo, o que dificulta a passagem das águas. Com isso, muita gente acaba prejudicada com ruas alagadas”, enfatiza Kátia Brito, moradora da Avenida Raimundo Álvares da Costa.

Foto: Max Renê

Foram executados serviços de desobstrução, desassoreamento e limpeza de vias pluviais durante toda a manhã em diferentes bairros de Macapá. A ação faz parte do Plano de Inverno, que começou em setembro de 2018 com o objetivo de diminuir os pontos de transbordamento no período de chuvas. Aproximadamente 218 homens estão envolvidos nos trabalhos e mais de vinte toneladas de resíduos já foram retiradas.

Foto: Max Renê

“O lixo ainda continua sendo um dos vilões dos alagamentos. Mesmo com o intenso trabalho da prefeitura, com campanhas educativas, limpeza dos canais e vias, hoje retiramos muitos resíduos do canal do Nova Esperança, até um sofá foi retirado do Jandiá. Se não nos conscientizarmos ficará difícil evoluirmos. Todos ficam prejudicados e suscetíveis a doenças”, explica o secretário de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida.

Foto: Max Renê

As secretarias municipais de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), Assistência Social e do Trabalho (Semast), Especial de Coordenação das Subprefeituras do Município de Macapá (Secsub) e de Educação (Semed), além da Guarda Civil, Companhia de Trânsito e Transporte, Defesa Civil Municipal, estiveram envolvidas na ação desta quinta. À noite, uma equipe de 40 pessoas ficará de plantão.

“É necessário que a população nos ajude, não jogando resíduos no meio ambiente e denunciando pelo telefone 99970-1078. Lembro ainda que este número é WhatsApp, podem mandar fotos e vídeos que identifiquem o infrator, a identidade do denunciante será preservada”, solicita o secretário Augusto.

Assessoria de Comunicação/Semur
Contato: 99903-5888

Fotos: Max Renê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *