Pix. O sistema de pagamentos e transferencia instantâneos

Gabriel Cavalcante Leão dias – Designe de Games

O Pix foi anunciado em fevereiro deste ano pelo Banco Central do Brasil e será implementado em novembro próximo. É um sistema de transferência e pagamento instantâneo que permitirá transações 24h por dia e 365 dias ao ano incluindo domingos e feriados, não mais precisando ö esperar cair na conta”. A transação irá ocorrer diretamente da conta de quem paga para a conta de quem está recebendo. 

É raro encontrar algum estabelecimento que não aceite pagamento com cartão nos dias de hoje, devido a praticidade, segurança e facilidade que é andar com um cartão ao invés de dinheiro em espécie. E com o Pix,sendo por QR code, talvez num futuro nem tão distante, a maioria das transações serão feitas por celular. Pode ser até que com a chegada do Pix as maquininhas não mais serão necessárias e projeções indicam que o mercado de adquirência deixará de arrecadar até 13 bilhões de reais por ano em receitas com as comissões e taxas, que serão menores com o Pix, que também terá o fluxo de pagamento menor.

De acordo com o diretor do BC a internacionalização do Pix está nos planos, depois da nova legislação cambial. Isso me faz puxar um outro assunto, que é a burocracia brasileira, que afasta muitos estrangeiros dos negócios e comercializações no Brasil.  Tanto as regras para investir em uma empresa, quanto às regras para criar uma filial brasileira, faz com que empresas e investidores estrangeiros tenham mais barreiras e dificuldades para realizar ou montar negócios no Brasil, quando se compara com outros países, com legislações mais simples, para investimentos dos negócios estrangeiros.

Você consegue visualizar  que daqui a alguns anos o mercado brasileiro talvez seja bem diferente de como conhecemos hoje, com as mudanças que o Brasil já teve em seu sistema monetário e com a evolução do dinheiro se tornar digital ? É interessante pensar nas muitas mudanças que o país ainda pode fazer para se tornar maior e melhor.

pastedGraphic.png

Com a chegada do Pix se espera que no futuro, após o Pix se tornar internacional, o Brasil se torne mais atraente e mais aberto para o dinheiro estrangeiro.

Fontes: 

www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos

www.infomoney.com.br/minhas-financas/pix-para-fora-do-brasil-podera-ser-feito-a-partir-de-2022-ou-2023-diz-pinho-de-mello/

www.infomoney.com.br/negocios/pix-e-o-fim-das-maquininhas-veja-os-impactos-do-novo-sistema-do-bc-no-setor-de-meios-de-pagamentos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *