Pedra Branca do Amapari inaugura o primeiro Centro de Especialidade Público do estado do Amapá

A Unidade, que irá realizar exames de média e alta complexidade, é resultado da parceira entre Prefeitura, Governo Federal e o senador Davi Alcolumbre.A inauguração do Centro de Especialidade e Diagnóstico será neste domingo, dia 19/05, com início previsto para às 9h da manhã, e terá entre os convidados a presença já confirmada do senador Davi, presidente do Senado da República.

A unidade de saúde, que irá atender usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), possui um laboratório de análises clínicas e já está equipada com aparelhos de alta tecnologia, como tomógrafo, mamógrafo, ultrassom 3D, raio-x e 4 cadeiras odontológicas completas com rx e ultrassom para atender as Especialidades de ortodontia, implantodontia, endodontia e protesista.

Inicialmente idealizado para ser Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Açaizal, através do Programa REQUALIFICA UBS, o prédio teve as obras iniciadas em 2013 e paralisadas, em 2015, ficando abandonado e depredado pelo tempo sem ser entregue à população pela gestão anterior, a obra só foi retomada e finalizada em 2017, na atual gestão da prefeita Beth Pelaes.

Neste mesmo ano, o estado do Amapá recebeu a visita do então ministro da Saúde, Ricardo Barros que, em conferência com autoridades do estado, ouviu e anotou as dificuldades enfrentadas pela Saúde no Amapá. A prefeita Beth Pelaes estava presente e fez um relato sobre a dificuldade de os municípios realizarem procedimentos de média e alta complexidade, a exemplo do serviço de tomografia, sobrecarregando o Estado e causando inúmeros transtornos à população usuária dos serviços públicos.

Em resposta às reivindicações, o ministro declarou que os municípios interessados em adquirir o tomógrafo solicitassem o equipamento. Com o apoio do senador Davi Alcolumbre, a prefeitura de Pedra Branca, única gestão municipal a solicitar o Tomógrafo, protocolou junto ao Ministério da Saúde o pedido de liberação do equipamento e a mudança da identificação da Unidade Básica de Saúde do Açaizal para Centro de Especialidade, já que o mesmo passará a oferecer exames de média e alta complexidade.

Visando atender os critérios necessários para aquisição de um tomógrafo, seis municípios da região central do estado assinaram um termo de pactuação entre si como usuários do serviço de tomografia sediado pelo município de Pedra Branca do Amapari. São eles: Serra do Navio, Porto Grande, Ferreira Gomes, Cutias, Itaubal do Piririm além de Pedra Branca do Amapari. A medida foi necessária, pois o município não possui o número de habitantes suficientes para compor a população descrita na utilização do serviço.

O equipamento tipo tomógrafo, que hoje se encontra instalado no Centro de Especialidade e Diagnóstico, foi adquirido através de recurso de emenda parlamentar do Senador Davi Alcolumbre, no valor de R$ 700.000,00. Os demais aparelhos custaram cerca de R$1.500,000,00 e foram adquiridos com recursos do tesouro municipal.

A partir da inauguração, a estimativa de atendimento do serviço de tomografia é de 15 atendimentos/dia; o raio-x, 50/dia e ultrassom 20/dia. O laboratório de análises clínicas deve dobrar os resultados com a análise de quatro mil atendimentos ao mês. Já nas especialidades odontológicas a estimativa é de 40 procedimentos/dia, entre as especialidades de prótese, ortodontia, implantodontia, endodontia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *