Palestra: A ciência como agente de transformação Social.

Como é possível utilizar a ciência como agente de transformação social? Na conferência que será realizada no dia 22 de outubro de 2015 (quinta-feira), as 20h, no Teatro das Bacabeiras, em Macapá, o neurocientista Miguel Nicolelis dará uma aula de como cientistas brasileiros, radicados no exterior, podem contribuir para o desenvolvimento econômico e sociocultural de seu país natal. O evento é parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) em parceria com o Sebrae, Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP)e Governo do Estado do Amapá (GEA).

Sobre o palestrante

Nicolelis01-300x200

Miguel Angelo Laporta Nicolelis (São Paulo, 7 de março de 1961) é um médico e cientista brasileiro, considerado um dos vinte maiores cientistas do mundo no começo da década passada pela revista “Scientific American”. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Nicolelis foi o primeiro cientista a receber no mesmo ano dois prêmios dos Institutos Nacionais de Saúde estadunidenses e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revistaScience.

Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência na Universidade Duke (Durham, Estados Unidos), no campo de fisiologia de órgãos e sistemas. Seu objetivo é integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina). Suas pesquisas desenvolvem próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais.

Miguel Nicolelis é Professor Titular de Neurobiologia e Co-Diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University – EUA, Consultor do Instituto do Cérebro da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) – Suíça e Coordenador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal-Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) – Brasil.

Texto e Foto: Divulgação.

Serviço:
Palestra: 22/10/2015
Local: Teatro das Bacabeiras
Horário: 20h
Informações: 3312-1739

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *