O que é afinal um champanhe?

*Helenilson Fonseca. Professor de francês e colunista do blog.

 

 

 

 

 

 

 

 

Isso mesmo UM.

Existe algo em Linguística que se chama Lei do menor esforço, é quando a gente simplifica uma expressão e acaba pegando, todo mundo entende a mensagem e não está errado.
Não é preciso pedir uma linguiça calabresa, linguiça toscana, linguiça portuguesa, basta dizer uma toscana, uma calabresa…
O mesmo acontece com os vinhos. Em muitos contextos não é necessário dizer, por exemplo: Quero um vinho do Porto, um vinho de Bordeaux , um vinho da Côte du Rhône. Diz-se: Eu prefiro um Porto, vontade de tomar um Bordeaux ( por exemplo). O champanhe ou champanha é um vinho branco espumante, produzido na região de Champagne, nordeste da França. A descoberta dessa bebida foi obra dos monges Dom Pérignon e Dom Ruinart , tudo aconteceu acidentalmente.


Tradicionalmente, a flûte é o tipo de taça usada para saborear o champanhe , e tem aquela haste justamente pra gente não pegar na copa, já que a nossa mão transfere calor e esquenta a bebida.
Um dos motivos para a fama mundial da bebida é que ela passou a ser usada nas coroações dos reis franceses e, desta maneira, ficou conhecida como o vinho dos reis. A Dom Pérignon são atribuídas algumas mudanças fundamentais na produção do champanhe. Entre as suas descobertas estão a mistura de diferentes vinhos da região, o uso de garrafas de vidro mais espesso, o uso da rolha de cortiça e a escavação de adegas profundas .
Eu sempre tenho e me dou o prazer de tomar um champanhe ( pra não dizer: vinho claro espumante da região Champagne Ardenne ).
Existem excelentes vinhos brancos espumantes feitos em vários lugares do mundo. Eu gosto dos feitos no Brasil. Mas champanhe, é a procedência, logo , somente aqueles feitos naquela região podem assim ser chamados.
Essa época tem tudo a ver, já vou até programar algo.
Champanhe vai bem com tudo, principalmente com amigos.

 

Nota do blog – Eu sou apreciadora dos espumantes. Cabe em qualquer ocasião e local. Tom Jobim dizia que o whisky era o cachorro engarrafado(melhor amigo do homem) e eu digo que o espumante é a alegria engarrafada.  Esse da foto abaixo, por exemplo, foi no sitio de uns amigos em Macapá. E acompanhando caranguejo toc-toc, em um domingo de dia. Bom demais.

  • Belíssima descrição da bebida mais desejada do Mundo. Perfeito sempre em cada frase.Um brinde ao nosso Colunista Helenilson, sempre dando um banho de cultura, e elegância. E a você Alcilene borbulhas de felicidades em cada gole de champanhe, obrigada por fazer nossos dias melhores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *