O que devo fazer com o lixo? Algumas orientações para quem está com covid-19 em casa ou convive com algum paciente da doença

Por Adrian de Morais Castelo

Engenheiro Ambiental, Especialista em Saúde Ambiental, Economia Ambiental, Gestão Ambiental

Artigo

Tenha duas latas de lixo isoladas em seu quarto, para uso exclusivo e contato com os demais cestos de lixo da casa. Você pode usar uma para restos orgânicos e outra para matéria reciclável. Todo lixo produzido pelo paciente tem que ser depositado nesses cestos. Se a pessoa tiver que ir ao banheiro, por exemplo, tem que levar o seu cesto consigo, devidamente protegido com saco plástico, utilizá-lo e trazê-lo de volta para o quarto.

Adrian de Morais Castelo Engenheiro Ambiental, Especialista em Saúde Ambiental, Economia Ambiental, Gestão Ambiental

Depois de encher o seu saco de lixo, coloque esse material dentro de outro saco. Com uma caneta ou pincel, escreva de forma bem visível: lixo contaminante. Se quiser, pode procurar sacos adequados para isso, em locais especializados de produtos médicos. São uns sacos vermelhos, facilmente identificáveis.

Se você mora em um condomínio, o ideal é que avise o síndico do prédio, para que seu lixo seja recolhido de forma separada e também alocado em um espaço específico, para que não contamine as pessoas que o manuseiam e dos demais sacos de lixo. É importante desinfectar o saco plástico, com o uso de luvas, assim que for entregar o lixo para recolhimento.

Uma dica para colocar objetos pontiagudos, como coletores e agulhas, é utilizar caixinhas de leite vazias, que servem para acondicionar esse tipo de material e protegem as pessoas de se machucarem com esses objetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *