O maior concurso de Chefs de Cozinha do Amapá já tem seus finalistas. Confira pratos, doces e drinks que estão na disputa

Com 281 inscritos, 05 categorias, 17 finalistas e 25 jurados o Enchefs AP realizado desde 2016 se consolida como um dos maiores concursos de chefs de cozinha no país, e de quebra leva alguns vencedores para representar o Amapá nos concursos nacionais da profissão

A edição 2022 do concurso “Enchefs AP” teve seu edital com regulamento e inscrições lançados no dia 22 de janeiro e trouxe algumas novidades. Além do vencedor local na categoria Chef de Cozinha Profissional receber o título de melhor chef de cozinha do estado e a possibilidade de concorrer ao prêmio máximo da gastronomia brasileira – o Dólmã, em agosto, em Macapá, com a presença de mais de 700 profissionais de todo país, o concurso que já é consolidado, traz mais 04 categorias: Chef Pizzaiolo, com grande força popular e número de profissionais e empreendimentos no Amapá; Chef Coqueteleiro, reunindo barmans/barwomens, bartenders e mixologistas do universo das bebidas, com vaga para o concurso nacional, captado para o mês de agosto para Macapá; Chef Pâtisserie com bolos, doces e sobremesas; e Chef Burger, com final programada para o Dia Mundial do Hambúrguer.

Realizado desde 2016 em Macapá, o “Enchefs AP” valoriza os profissionais, as técnicas e os insumos regionais. Na 7ª edição, tem como tema: “cores, formas, cheiros e sabores tucujus”. O concurso que é totalmente gratuito, é realizado pelo Instituo Multidisciplinar (com sede em Recife/PE), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP). Em 2022, tido como o ano da retomada das atividades econômicas em sua plenitude, o concurso recebeu 281 inscrições nas 05 categorias, com novas receitas e pratos criativos a base de ingredientes regionais que passaram pela peneira da primeira fase da disputa – atendendo aos critérios do concurso, bem como, pela análise perita e criteriosa da Comissão de Coordenação.

Conheçam abaixo os pratos finalistas que ganharam a oportunidade de ser apresentados a sociedade e júri final na programação do Festival Gastronômico Brasil Sabor 2022.

ETAPA FINAL: DEFESA PRÁTICA

Dia 27 de maio (Sexta-Feira)

CATEGORIA CHEF PIZZAIOLO
18h – 1º Finalista: “Feira” – pizza de barriga de porco, queijo regional/manteiga, com molho de tucupi, finalizada com coentro, azeite e orégano.
18h40 – 2º Finalista: “Santa Pizza” – pizza de pato com queijo de búfalo, jambu, molho de tomate, orégano desidratado, brotos de berinjela e molho de tucupi.

CATEGORIA CHEF COQUETELEIRO


20h – 1º Finalista: “Drink Taperexá” – com cores da flora e da bandeira do Amapá, o drink traz um equilíbrio perfeito entre acidez e doçura.
20h30 – 2º Finalista: “Coquetel Yasa’i” – coquetel a base de Vodka, café de açaí concentrado, suco de limão siciliano, geleia artesanal de cupuaçu e clara de ovo pasteurizada, com pó café de açaí e folhas de manjericão.
21h – 3º Finalista: “Drink Jeito Tucuju” – drink com taça encrustada com borda salgada de castanha do Pará com flor de jambu, gelo, gengibirra, suco de cupuaçu doce e cerveja Lager.
21h30 – 4º Finalista: “Drink Tucuju” – drink com cachaça infusionada na amburana, cachaça de jambu indiazinha, limão taiti, xarope de abacaxi, xarope gengibre e clara de ovo pasteurizada.
*O vencedor participará da disputa nacional

Dia 28 de maio (Sábado)

CATEGORIA CHEF PATISSERIE
18h – 1º Finalista: “Tiramissu do Povo” releitura da sobremesa italiana tiramisù, com ingredientes regionais como o queijo de búfala, café de açaí, chocolate Cassiporé produzido em Oiapoque/AP e castanhas.
18h40 – 2º Finalista: “Bolo Tremendão” bolo doce, amanteigado, com coco, jambu, leite de coco, e especiarias.
19h20 – 3º Finalista: “Cor de Jambo” jambo em calda, fitas de jambo marinadas no sal, mousse de gengibre com chocolate branco e crumble de castanha do Brasil.

CATEGORIA CHEF BURGER (Dia mundial do Hambúrguer)
20h – 1º Finalista: “Du Norte” burger bovino, pão de burger, queijo da região, banana da terra assada, crocante de castanha caramelizada e maionese de limão e tucupi com ervas.
20h30 – 2º Finalista: “Camaroeiro” burger de camarão regional triturado, temperado com chicória, cebola, alho, cebolinha e semolina; pão de açaí selado com manteiga, queijo coalho chapeado; pesto de jambu, chicória, alho, azeite e castanha do Brasil.
21h – 3º Finalista “Hambúrguer de Falafel” hambúrguer frito, rico em proteína, feito à base de grão de bico, com especiarias finas, e farinha de mandioca.
21h30 – 4º Finalista “Burg Sumano” blends de cortes de carne suína com jambu. Blend de queijos (manteiga da região dos lagos, mussarela de búfala e coalho), com recheio de filé de peito de pato marinado no tucupi e molho
maionese de tucupi reduzido.

CATEGORIA CHEF DE COZINHA PROFISSIONAL
Dia 29 de maio (Domingo)
18h – 1º Finalista: “Maracá/Cunani” pitú selado em cama de couve e mousseline de macaxeira, mix de geléia de tucupi e cenoura.
18h50 – 2º Finalista: “As Cores do Meio do Mundo” filhote envolto em farofa de caroço de pupunha, grelhado na manteiga e servido sob vinagrete de manga. Musseline de banana da terra, pesto de jambu e espuma de pimentinha amarela com tucupi, finalizado com ervas e flores comestíveis.
19h40 – 3º Finalista: “Mousseline de camarão pitu” mousseline de camarão pitu, quiabo recheado, sagu de tucupi, redução de camarão e ervas.
20h30 – 4º – Finalista: “Costela de Pirapitinga Tropical” Costela de pirapitinga defumada em folha e galho de goiaba e folhas de limão e chicória, creme de
macaxeira reduzida no tucupi, com molho de chicória com azeite e pimenta vermelha.

O concurso ENCHEFS AP é uma das diversas atrações da 16ª do Festival Brasil Sabor que irá ocorrer no Sebrae Amapá. De acordo com a organização do Enchefs AP, o sigilo do nome dos chefs até o teste dos pratos é importante para garantir idoneidade do concurso. O concurso terá entrada franca.

Coordenação: Tur° Sandro Belo (especialista em gastronomia), Tatiane Negrão (assistente administrativo do SEBRAE)

Curadoria/auditoria: Prof. Solange Sussuarana (gastróloga)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.