O “A Casa do Porco” é eleito o 7º melhor restaurante do mundo. E estivemos lá semana passada. Veja nossa experiência com o menu degustação

*Por Renato Salviano e Alcilene Cavalcante

Em nosso rolê gastronômico na semana passada na cidade de São Paulo, fomos, entre outros restaurantes que depois contamos aqui, ao “A Casa do Porco”, do renomado chef Jefferson Rueda.

O restaurante, que fica no centro de São Paulo, ficou em 7° lugar da disputadíssima lista de 50 melhores restaurantes do mundo.

A cerimônia do “The World’s 50 Best Restaurants”, que elege há 20 anos os melhores restaurantes do mundo, aconteceu nessa segunda (18) em Londres, na Inglaterra. Tão prestigiado quanto o “Guia Michelin”, o prêmio é considerado o “Oscar da gastronomia”.

O “A Casa do Porco” faz aproveitamento total do porco, com receitas tradicionais e também inovadoras. E utiliza os animais  criados na fazenda da família, no interior paulista.

O carro chefe da “casa” é O “Porco San Zé”, é defumado, macio e assado de seis a nove horas em uma churrasqueira especial, de carvão à lenha. Servido com tartar de banana, salada de couve e feijão caipira.

Esse prato também faz parte do menu degustação, que foi o que decidimos experimentar e ter essa experiência sensacional:

O menu, denominado “Da Roça para o Centro Inverno”, é composto com oito etapas: cinco entradas, um prato principal e duas sobremesas. Um verdadeiro retrato paulistano, como classificou a revista “Menu”.  E tem a opção de ser acompanhado por uma harmonização com drinks, elaborada pela também chef Janaina Rueda, do “Bar da Dona Onça”. Optamos pelo menu sem drinks.

A intenção do chef é trazer as raízes ancestrais da agricultura brasileira, os movimentos femininos mundiais e combinações de porco caipira com ingredientes como a mandioca, a “Rainha do Brasil” e suas variações – farinha, polvilho, sagu e tapioca – que fundamentam o banquete gastronômico de inverno. Todos os embutidos são preparados pela casa e os insumos de porco vem da fazenda do próprio chef.

Veja alguns pratos do menu degustação e as fotos com a sequencia servida.

Entradas

Principal 

Sobremesas

Os dois amigos na Casa do Porco, nas deliciosas mesas na calçada

Fotos: Renato Salviano

A Casa do Porco:

Endereço – Rua Araújo, 124, Centro de São Paulo.

Menu degustação – 220,00

Menu com harmonização de drinks – + 140,00

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.