NOTA DE REPÚDIO

Nós, trabalhadores da Eletrobras Eletronorte da Regional de Geração e Transmissão do Amapá – OAP, vimos a público declarar total repúdio em relação a conduta dos dirigentes do Sindicato dos Urbanitários do Amapá-STIU-AP e Sindinorte (reunião dos Sindicatos dos Urbanitários do Norte) , em recentes acontecimentos, como desdobramentos do movimento grevista pela Participação de Lucros e Resultados 2014, que teve como um dos resultados a destituição do Gerente da Regional do Amapá, Engenheiro Marcos da Silva Drago, pela Diretoria Executiva da Eletrobrás Eletronorte por exercer o consagrado direito constitucional de liberdade de expressão, elemento essencial para o fortalecimento da Democracia.

A nota Sindinorte, datada de 15.07.2015, discorre sobre a conduta do Gerente da Regional nessa greve. Revela a opinião deste trabalhador não alinhada com a Empresa, mas alinhada com a dos trabalhadores locais, e, de forma acintosa, pede providências por parte da Empresa no sentido de puni-lo, pois, claramente, o Sindinorte não aceita discordâncias e está alinhado com as orientações da Empresa.

A classe trabalhadora da Regional do Amapá é plenamente convicta de que foram cometidos diversos atos antissindicais nessa questão por todos os dirigentes sindicais do Sindinorte, mas, especialmente, por parte dos dirigentes do STIU-AP, pois essa representação institucional legal e local dos trabalhadores no Amapá não exerceu o dever estatutário de defender um trabalhador sindicalizado exposto negativamente nas reuniões de negociações trabalhistas com a Empresa, apenas por ter uma opinião diferente do Sindinorte e STIU-AP, mas coerente com a maioria dos trabalhadores locais nas votações da PLR. Muito pelo contrário, convergiram para o dano moral amplo, para a exposição generalizada do trabalhador ao lançarem um boletim para diversas unidades da federação, com plenas possibilidades de alcance nacional nas diversas empresas do setor elétrico , ao questionar o aspecto moral da confiança, instigando a Empresa a puni-lo, ocorrendo logo em seguida sua destituição de Gerente Regional, e assim denegrindo sua imagem, com repercussões negativas na sequencia de sua carreira profissional na Empresa, além de sujeitar esse trabalhador a toda sorte de comentários, afetando , também, todos os trabalhadores da Regional do Amapá, visto este possuir ótimo relacionamento com os funcionários e excelente trânsito entre as diversas Divisões da Regional. Sua súbita destituição, tendo o Sindinorte e STIU-AP como agente ativo, vai além, com implicações na condução administrativa e operacional da Regional, e até mesmo relacionado ao Estado, em decorrência dos trabalhos em andamento de interligação do Amapá ao Sistema Interligado Nacional- SIN e perda nas vantagens de um bom relacionamento já consolidado a muito tempo com as autoridades do Estado para encaminhamento das questões referentes.

Lembramos a todos os dirigentes sindicais dos Urbanitarios envolvidos na questão, que lhes outorgamos o poder, não o abuso de poder. E que a nota emitida no informativo do Sindinorte NÃO REPRESENTA A VONTADE dos trabalhadores da Regional do Amapá, mas apenas a vontade própria de um ou mais dirigente sindical do STIU-AP e Sindinorte que usou de seu cargo para falar em nome da categoria.

Por todo o exposto, nós, trabalhadores da Regional do Amapá REPUDIAMOS VEEMENTEMENTE a conduta de todos os dirigentes sindicais envolvidos nos fatos e exigimos a retratação pública, em Nota Sindinorte, e todos os esforços no sentido de minimizar os danos ocorridos.

Assinam essa nota a maioria dos trabalhadores da Eletrobras Eletronorte da Regional de Geração e Transmissão do Amapá – OAP.

• A quem tomar conhecimento informo que fui funcionário da Conceituada Empresa Eletronorte há 40 anos,conheço Marcos da Silva Drago desde 1984 quando ainda atuava na unidade de Macapá _ AP. Pessoa com índole irreputavel, sempre agiu com honestidade, coerência e seguindo os princípios cristãos. Conheço a direção atual do STIU_AP e de todo o conglomerado do Sindinorte (formado por 10 sindicatos da area de atuação da empresa), que neste atual governo agem NÃO como diz o primeiro paragrafo do Estatuto Sindical: preservar o direito e integridade do trabalhador (sindicalizado ou não)da Eletronorte, CEA, CAESA e outras empresas de menor estrutura. As eleições estão vindo ai, ou seja, novembro 2015 é a OPORTUNIDADE dos trabalhadores URBANOS darem um BASTA nesta PROMISCUIDADE GOVERNO (PT) X SINDICATOS. Alcilene obrigado mais uma vez pelo espaço. Marcos Drago fica com o nosso bom DEUS, e tenha certeza que homem de caráter só de berço bem estruturado, como sei que és.

• Minha PREZADA ALCILENE, boa tarde! Ainda sobre o assunto; hoje 31.07.2015 fiquei sabendo quem assumiu a direção da Eletronorte _ Amapá. É meu amigo Robinson Marques, ENGº eletrico, filho de Curitiba _ Paraná, pesoa íntegra e profissional competente. Fico FELIZ porque os trabalhadores ficam com o canal da ineligência DISPONÍVEL. Robinson que o nosso bom DEUS te dê clareza e tirocínio para lidares com as divergências do dia-a-dia deste ambiente de trabalho. Parabéns amigo. E que sejas competente como sempre fostes durante nosso convívio profissional.

• Prezada Zema, boa terde. Nas eleições de 2012 somente a direção atual e outra chapa se propuseram a concorrer. Como a chapa aspirante era contraria a esta PROMISCUIDADE SINDICATOS X GOVERNO, impediram da chapa nova concorrer, porque um engenheiro se propos a compor a chapa oposicionista e se sindicalizou 02 meses antes das eleições foi declarada a chapa inelegível. Diferente dos outros tempos em que a Diretoria pedia para substitui-lo por outro sindicalizado ELEGÍVEL para que houvesse o pleito. A diretoria atual para concorrer SOZINHA só avisou a chapa concorrente da IMPUGNAÇÃO no penultimo dia do prazo sem Tempo hábil para inscrição de membro sem impedimentos pois uma certidão negativa SOBRE O PASSADO da pessoa na justiça leva 07 dias úteis para ser EXPEDIDA. Hora sem concorrente a direção atual se REELEGEU concorrendo sozinha, mas em segundo ESCRUTÍNIO, onde vale qualquer numero de votos(onde eles mesmos diretores votam).Espero ter ESCLARECIDO. Abraços.