Nota Caesa – Matéria do Jornal Nacional

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) esclarece que as informações veiculadas na reportagem do Jornal Nacional (Rede Globo deTelevisão), sobre saneamento básico, não correspondem aos dados apresentados ao repórter durante a produção da referida reportagem, que confundiu desperdício físico com perdas totais, de cunho financeiro, ou seja, os 72% considerados pela reportagem como desperdício por vazamentos são, na verdade, perdas financeiras que representam a diferença entre o valor da água produzida e distribuída, e o valor efetivamente arrecadado pela Caesa em igual período, decorrente desse serviço.

A clandestinidade (28% do total de usuários) e a inadimplência (52% dos usuários cadastrados) são as grandes causas das perdas totais de 72%, tendo as perdas físicas e outras pequena dimensão frente à inadimplência e à clandestinidade.

Por último, vale destacar que o Estado e a União, através do PAC I e II, investem R$ 231 milhões na recuperação do sistema de abastecimento de água de Macapá, bem como, em 2014, será realizado o recadastramento geral dos usuários do serviço, objetivando eliminar o número de usuários clandestinos.

  • Moro no Bairro do Pantanal,o sistema de água já foi instalado há mais de um ano , e até o presente momento ainda não caiu uma gota de Água nas torneiras,Mas pode esperar próximo da eleição a inauguração desse sistema, dá um tempo Camilo o povo sabe que todos os seus projetos foram bancados pelo governo federal.

  • O engraçado é que moramos na verdade em uma cidade com condições de província.. rsrs… ela nem daqui a 100 anos vai ter condições de “REMENDAR RETALHOS” de esgoto, energia, pavimentação, saúde, tds que passarem vai ocorrer o mesmo PQ????
    Uma CITY que não foi projetada em nada para comportar essa população, carros, motos em exagero, melhor seria que aqui no centro virasse a CITY VELHA e para a ZONA NORTE, fosse a NOVA MACAPÁ, pq lá ainda tem terras!!!
    Falo sempre nossa vizinha BELEM, os caras lá podem fazer desvios, mais BELÉM ACONTECE!!!!
    E A VERBA FEDERAL PARA UM ESTADO SERVE PARA QUÊ???
    SE NÃO FOR PARA SER APLICADO NAS NECESSIDADES DE CADA ESTADO…

  • Mano depois que sai no Jornal Nacional pra todo o Brasil e parte do mundo vem a Caesa querer explicar alguma coisa???? ai meu deus…dificil

  • Quero saber quando a CAESA/GEA vão parar com essas balelas e por água tratada na zona norte? 3 anos de lenga-lega no atual governo e nada! Uma vergonha eu morar de frente pra o maior rio de água doce do mundo e usar água de poço amazonas sem nenhum tratamento. Tô cansado de desculpas esfarrapadas! CAESA vai trabalhar e para de enrolar o povo do Amapá. CANSEI!

  • Nota simplória e mal feita que atenta contra a lógica matemática e o óbvio. A uma quadra da sede da CAESA falta água, e acham que está tudo bem? Macapá é a capital no Brasil com o pior índice de cobertura de esgoto sanitário e tudo indica que nada vá mudar, porque, é claro, está tudo muito bem, e, óbvio, não há o que melhorar. Será, caros senhores?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *