“Nós temos que ver que existem outros direitos assegurados, principalmente o da saúde pública”, diz Iaci Pelaes, Promotor Eleitoral, sobre as regras das eleições 2020

Na noite desta segunda-feira, (26), em entrevista a jornalista Ana Girlene no programa de rádio “Café com Notícia”,  o Promotor de Justiça Eleitoral da 2ª zona, Iaci Pelaes, falou sobre as regras das eleições 2020 e a nova realidade por conta da pandemia pela Covid-19. “A promotoria é um órgão do Ministério Público Eleitoral e tem como função principal fazer a fiscalização das eleições, verificar a regularidade, analisar as condutas dos candidatos, partidos, coligações e do eleitor nesse processo. O que o MPE visa, sobretudo, é garantir a lisura da eleição para que os eleitos sejam realmente legitimados pelo eleitor, em uma disputa sadia, com garantia de igualdade e oportunidade”, afirma Pelaes.

O promotor reforça a importância da participação dos eleitores como agentes de fiscalização nesse processo. “A própria população fica observando as movimentações políticas nos bairros da cidade, manda a denúncia para o promotor eleitoral que, analisa, vê se não se trata de fake News, e com fundamento, se for o caso, segue para o preparo de uma representação contra candidato, partido ou coligação, que incorrerem em crime eleitoral.

(Laura Machado – Jornalista)

Foto: Joelson Palheta/DiárioFM

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *