Nesta sexta (08) os Desembargadores Rommel Araújo e Gilberto Pinheiro serão empossados como os novos dirigentes do TRE/AP

gibaerommel (1).jpgEm cerimônia marcada para as 17 horas, desta sexta-feira (08 de março) no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá – localizado no centro, os desembargadores Rommel Araújo de Oliveira e Gilberto de Paula Pinheiro serão empossados nos cargos de presidente e vice-presidente/corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, respectivamente. Os magistrados foram escolhidos como os novos dirigentes da Justiça Eleitoral durante a 759ª Sessão do Pleno Administrativo do TJAP, realizada em 28 de novembro de 2018.

TRAJETÓRIAS:

gibaerommel (7).jpgO desembargador Rommel Araújo de Oliveira formou-se em Direito aos 23 anos de idade pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB em 1989 e, ainda nos bancos acadêmicos, fez estágio na Defensoria Pública da OAB-DF e na Defensoria Pública do Ministério Público do Distrito Federal, sempre atuando na área criminal.

Desde seu ingresso na Faculdade de Direito passou a trabalhar com seu pai, Dr. Cícero, Advogado, que lhe ensinou princípios éticos sólidos sobre o exercício da Advocacia.

Já formado, inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Distrito Federal, dando início à sua carreira jurídica.

Em busca do sonho da Magistratura, necessitando de tempo maior para se dedicar aos estudos, optou pela via do concurso público como forma de obter tranqüilidade para seguir na direção de seu ideal.

Assim, foi aprovado no primeiro concurso público do Tribunal Regional Federal da 1ª Região para o cargo de Técnico Judiciário.

gibaerommel (6).jpgAos 25 anos, em 1991, o desembargador Rommel Araújo de Oliveira foi aprovado no primeiro concurso público da magistratura amapaense. Tomou posse em um estado recém criado após um longo período como Território Federal.

Na Justiça eleitoral foi Juiz Eleitoral da Segunda Zona e também Juiz Membro do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. Nas Eleições de 2008 integrou a Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral e nas Eleições 2012 foi novamente Juiz Eleitoral da Segunda Zona – Macapá. Em 2018 atuou como juiz auxiliar da propaganda eleitoral.

Com 28 anos de carreira o desembargador Rommel Araújo de Oliveira tem dedicação exclusiva à magistratura do Amapá. Em setembro de 2017 ascendeu ao desembargo pelo critério de merecimento.

 

gibaerommel (4).jpgO Desembargador Gilberto de Paula Pinheiro bacharelou-se em Ciências Jurídicas no Centro de Ensino Superior do Pará e, em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará. Amante do Direito, Gilberto Pinheiro estudou em La Coruña (Espanha) e Limoges (França). Tem pós-graduação em Direito Penal Econômico e Europeu e mestrado em Ciências Criminais na Universidade de Coimbra (Portugal). Recebeu o título de Doutor Honoris Causa no Peru.

 

gibaerommel (2).JPGÉ Oficial da Reserva do Exército Brasileiro. Exerceu a advocacia, foi Delegado de Polícia de carreira, Promotor de Justiça e Promotor Eleitoral e Juiz de Direito e Juiz Eleitoral, no Estado do Pará.

 

gibaerommel (3).jpgMembro fundador do Tribunal de Justiça do Amapá, o desembargador Gilberto Pinheiro é autor de inúmeros trabalhos jurídicos, com publicações no México, Peru e Argentina entre outros.  Escreve contos, crônicas e poesias, realizando conferências pelo Brasil e no Exterior, principalmente sobre temas ligados à Amazônia, dado seu profundo conhecimento da região.Tucuju por excelência. Este um dos orgulhos do Desembargador Gilberto Pinheiro. Macapaense nato, Gilberto Pinheiro é um magistrado de extrema simplicidade, trato afável, estudioso do Direito, escritor e “caboclo” com muito orgulho, como diz sempre.

Sua experiência e conhecimento o gabaritam para mais este importante desafio frente à Justiça Eleitoral.

  • Dois grandes homens que honram a justiça amapaense.
    Meus sinceros votos de sucesso a ambos.
    Em especial, um grande abraço no desembargador Gilberto Pinheiro, contemporâneo e amigo de colégio amapaense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *