Movimentos Sociais farão conscientização do voto #NULONÃO

Nesta quinta, 18, grupos dos mais diversos movimentos sociais e pessoas comuns do estado farão uma mobilizarão com barraquinhas de conscientização a não votar nulo ou branco. A barraquinha do #NuloNao. A mobilização será para bater um papo com as pessoas que estão sem opção para o segundo turno da eleição para presidente. A partir das 15h, em vários pontos da cidade, serão colocadas mesas e cadeiras para que todos possam conversar amigavelmente sobre o futuro do país.

Entendendo o movimento
Um incrível número de abstenções, nulos e brancos foi registrado nas Eleições2018, alcançando 29.12%. O número de abstenções foi o maior registrado desde 1998. O acontecimento pode se dar por conta da atual situação política do Brasil, onde temos de um lado políticos que pregam a favor da família tradicional brasileira, através de discursos de preconceito, fake news e total incoerência e, de outro, políticos com defesas dos seus planos de governo e propostas reais, porém difamados e mal vistos por parte da população. O que podemos chamar de “antipetismo”, tornou-se o grande divisor de votos, levando uma grande parcela dos brasileiros a se abster de seu direito de cidadão, por não sentir-se contemplado com as atuais propostas presidenciais.


Pensando nisso, um grupo de pessoas, dos mais diversos movimentos do Amapá, seguindo uma ideia adotada nacionalmente, irá para diversos pontos da cidade de Macapá e município de Santana, com a seguinte proposta: “Você que vota nulo e branco, vamos conversar?”.
Segundo os idealizadores, a iniciativa que já está ocorrendo em outros estados, tem sido muito bem recebida. No estado do Amapá os grupos farão suas ações de conscientização na próxima quinta-feira, dia 18/10, visando sempre o esclarecimento sobre o voto consciente e a importância do exercício da democracia. Sem a intenção de indução de qualquer voto, a meta é incentivar parte da população que votou nulo ou se absteve no primeiro turno a votarem com todas as propostas reais dos candidatos.
O número de votos conscientes, aqueles em que o eleitor foi até a urna e decidiu por não escolher um dos candidatos, somou cerca de 10 milhões, o que equivale a praticamente 9% do eleitorado brasileiro. Porcentagem essa, que pode ser mais do que decisiva na escolha do futuro presidente de nossa nação.
Locais e horário:
Das 15h às 19h.
1 – Cuba de Asfalto – Prox ao residencial Açucena
2 – Buritizal – Praça da Caixa D’agua
3 – Zerão – Primeira Arena
4 – Centro – Veiga Cabral
5 – Centro – Praça da Bandeira
6 – Trem – Leopoldo Machado, próximo ao SESI;
7 – Rodoviária da Zona Norte
8 – Praça da entrada do Bairro Jardim Felicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *