Mina Tucano disponibiliza equipamentos para recuperação de vítimas da COVID-19

Pedra Branca do Amapari (AP), 2 de setembro de 2020 – Em 2 de setembro, a Mina Tucano entregou dezenas de materiais necessários para terapia cardiopulmonar à Unidade Mista de Saúde de Pedra Branca do Amapari, no centro-oeste do Amapá. Os equipamentos vão auxiliar na recuperação de pessoas que foram curadas da COVID-19, mas que ainda apresentam dificuldades respiratórias. Com capacidade para até 130 atendimentos mensais, a iniciativa também contribuirá para a qualidade na assistência a outros pacientes que necessitem de tratamento fisioterapêutico na região.

 

O Secretário de Saúde do Estado do Amapá, Juan Mendes, agradeceu e deixou um alerta para a importância da parceria público-privada, por poder contar com a agilidade e a celeridade das empresas. “É uma entrega que representa muito. Temos a felicidade de encontrar parceiros do setor privado para esse tipo de contribuição, pois temos uma flexibilidade maior e conseguimos dar respostas mais rápidas para as ações de saúde. Todas ajuda é bem-vinda e quem ganha é a população”.

 

A fisioterapeuta da Unidade Mista de Saúde, Mariana dos Santos, explica: “A COVID-19 causa uma fraqueza generalizada, tanto na parte respiratória, com episódios de falta de ar, como fraqueza muscular global, provocando cansaço em tarefas do dia a dia como varrer a casa ou lavar a louça, por exemplo”. Os pacientes, novos e os que já faziam acompanhamento, são atendidos conforme encaminhamento médico e agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde como uso de máscara, atendimento individualizado e sem acompanhantes.

 

Foram 29 equipamentos no total, entre eles: oxímetro, halteres, tornozeleiras, exercitadores elásticos, medidor de fluxo respiratório, entre outros. A ação visa atender a uma demanda do Governo do Estado do Amapá, responsável pela gestão da unidade de saúde local.

 

Terceira onda de doações no interior do Estado

“Atenta aos desdobramentos da doença na região onde atua, a empresa tem auxiliado na prevenção ao contágio do coronavírus, no tratamento de pessoas diagnosticadas com a doença e na recuperação de pacientes. Ao mesmo tempo em que investimentos fortemente para garantir a segurança de nossos funcionários, terceiros e comunidades locais, seguindo as orientações dos órgãos de saúde”, destaca Otmar Mejia, Gerente de Relações com Comunidades da Mina Tucano.

 

Na primeira etapa, em abril, foram cedidos 67 mil itens de proteção e testes de COVID-19, para ajudar no abastecimento do sistema de saúde de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio. Em junho, houve entrega 23,5 mil unidades de medicamentos e mais 2 mil testes rápidos às duas localidades, além de novos itens à Prefeitura de Porto Grande, somando um investimento de mais de R$ 1 milhão.

 

Sobre a Mina Tucano

A Mina Tucano é uma das maiores minas de ouro a céu aberto no Brasil, localizada a 200 km de Macapá, no Amapá. Subsidiária da Great Panther Mining Limited, empresa listada na Bolsa de Valores de Toronto, a Mina Tucano produziu 123.000 oz em 2019 e tem como meta produzir entre 120.000 a 130.00 oz em 2020.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *