Mês da Educação: com nova metodologia de ensino e espaços criativos e tecnológicos, Prefeitura de Macapá entrega Creche Sérgio Costa Coutinho

A Prefeitura de Macapá inova cada dia mais no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de seus alunos, por meio de novas metodologias ativas de ensino.  Foi com essa proposta que inaugurou nesta quinta-feira, 1º de outubro, a Creche Municipal Sérgio Costa Coutinho, localizada no bairro Zerão.

O nome da creche foi uma homenagem ao professor do município Sérgio Costa Coutinho, falecido em 9 de agosto de 2011. Ele foi pedagogo da rede municipal desde 1999. Familiares e amigos estiveram presentes e se emocionaram com o gesto.

“Uma homenagem muito bonita para ele. Sérgio, até o seu último momento de vida, estava trabalhando. Mesmo no hospital, ele não parou. Essa homenagem é muito justa. Quero que essa creche seja exemplo para as crianças, que elas possam não ser como ele, mais tê-lo como exemplo, assim como ele sempre foi, um exemplo como pessoa, como pai, filho e esposo. Eu tenho apenas a agradecer, a creche está linda, está a cara dele. Que as crianças possam aproveitar muito bem esses ambientes”, disse o viúvo do homenageado, Adriano Santiago Lopes.

Estrutura

A unidade escolar faz parte da rede municipal de ensino, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, e apresenta uma concepção que foge aos padrões tradicionais de ensino. Na creche, o ambiente escolar não terá salas de aulas, e sim diferentes ambientes de aprendizagem, onde os alunos terão a oportunidade de desenvolver e aprender a mesma temática de diferentes formas.

“Ela irá aliar ambientes de aprendizagem, criatividade, protagonismo, mapeamento de território, entre outros elementos que oferecem um radar de possibilidades, experimentações e vivências para as crianças. Um formato inovador, estimulando os pequenos a conhecer e a interagir com os diversos ambientes da instituição”, explica a secretária de Educação, Sandra Casimiro.

A creche é toda climatizada e tem diversos ambientes de aprendizagem como AnimAÇÃO, Interconectado, Ateliê das Ideias, Aquarelando, Espaço Sensorial, Horta. Além de rádio, piscina, coordenação e sala dos professores, secretaria, direção, copa, banheiro feminino, banheiro masculino, banheiro de funcionários, depósito e refeitório. A creche irá atender 220 crianças, com idade de 2 a 5 anos, em período parcial.

A construção da creche foi realizada com recursos do Tesouro, no valor de R$ 648 mil. Ela foi construída por meio de estrutura metálica e placas termoisolantes, que melhoram a acústica e proporcionam maior conforto térmico.

Metodologia de ensino

A instituição de ensino é um novo modelo de escola implantado no município, trazendo uma nova metodologia de ensino para as crianças, com foco principal nas questões tecnológicas, onde o que tradicionalmente seria sala de aula será transformado em diferentes ambientes de aprendizagem. Na Creche Sérgio Coutinho, todos os espaços serão de uso coletivo para que a criança compreenda o conceito de colaboração, cooperação, participação e cuidado com o ambiente e com o outro.

Os espaços de aprendizagem serão utilizados pelo sistema de rotação, em que o professor irá preparar a sua aula a partir do tema escolhido, preparando-a para as diferentes faixas etárias, assim a criança entenderá o conceito de mobilidade e movimento. Para o prefeito Clécio Luís, a entrega oficial da creche é mais um compromisso realizado com a educação no município, embora a creche já estivesse pronta em março, mas, devido à pandemia, não foi possível iniciar as aulas. Porém, para o ano de 2021, a creche já estará pronta para receber as crianças.


“Foi uma pena não podermos entregar esta creche e ver as crianças aqui participando desse novo modelo de aprendizagem. Mas estamos deixando tudo pronto para o próximo ano, nos preocupamos com todos os detalhes, com muito carinho de todos que aqui fazem parte da creche. Acreditamos que a comunidade, aqui do Zerão e Universidade, cuide com muito zelo desse patrimônio, que é deles e de todos nós”, ressaltou o prefeito.

Secretaria Municipal de Comunicação
Fotos: Max Renê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *