Maribel Santos, médica do NAT-JUS, alerta que é preciso manter as medidas de prevenção contra o novo coronavírus

Pediatra e professora do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), a médica Maribel Santos, que integra o Núcleo de Apoio Técnico em Saúde da Justiça do Amapá (NAT-JUS) e o Comitê Estadual de Saúde do Judiciário (CES-JUS), disse que “os cuidados de prevenção à COVID-19 devem ter a mesma intensidade do começo da pandemia do novo Coronavírus”. Os esclarecimentos da profissional de saúde vêm fortalecer a necessidade da continuidade das medidas preventivas como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. A médica Maribel Santos esclareceu que “o novo Coronavírus ainda está presente e que não há nenhum estudo conclusivo no mundo que assegure, por exemplo, a não reinfecção em pessoas que já tiveram a doença”.

“No Amapá a pandemia está epidemiologicamente em controle de novos casos elevados, mas os registros continuam acontecendo, porém em número que se manifesta sob controle. No entanto, é preocupante a falsa sensação de segurança que esses números despertam”, alertou a médica. De acordo com a Dra. Maribel, o que vai assegurar a não decretação de um novo isolamento social rigoroso é o cumprimento das orientações de prevenção.

Em relação às pessoas que resistem ao uso de máscaras e aos demais cuidados, Maribel Santos enfatizou que “é natural haver divergências,  mas essas pessoas precisam compreender que o seu direito termina quando começa o do outro. E acrescentou: “Em situações de desastres biológicos como o que aconteceu agora, se a pessoa discorda das medidas sanitárias ela tem que ter o mínimo de respeito com o outro, porque da porta de casa para fora sua conduta passa a ser de interesse coletivo”.

Comunicação – TJAP

  • Muito obrigado pelo esclarecimentos,mais é a pura verdade,mais o povo não tá nem aí! Depois que agravar pegando o coronavirus estaramjigando a culpas nas entidades públicas ai é tarder pra se lamentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *