Macapá integra Campanha Laço Branco: Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher

Nesta terça-feira, 10, ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Macapá (CMM), o lançamento da Campanha Laço Branco: Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, promovida pela Prefeitura de Macapá.

 

O município está aderindo à Campanha Brasileira do Laço Branco, que tem por objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, a partir de atividades diversas realizadas por amplos setores da sociedade para a promoção da equidade de gênero, ou seja, superação das desigualdades entre homens e mulheres.

 

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, destacou o papel da administração pública em todos os setores de trabalharem políticas públicas para combater a violência e promover a igualdade dos gêneros. “Que nossa campanha possa causar o barulho necessário e que se enraíze em toda a sociedade, mobilizando as pessoas e, principalmente, a nós, homens, a quem esta campanha está focada, do dever que temos como cidadãos, de respeitar o outro ser humano. Nossas companheiras de vida, de trabalho, de sociedade”.

 

Para a coordenadora municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Celisa Melo, o problema da violência ou discriminação não é somente contra a mulher, e sim de toda a sociedade. “Nosso intuito é coibir qualquer tipo de violência e discriminação não só contra a mulher, mas contra o cidadão”.

 

A promotora de Justiça da Defesa de Mulheres, Alessandra Carvalho, apresentou dados preocupantes e que reforça a integração dos homens no combate à violência contra a mulher. Segundo a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para a Mulher, Macapá está em 7º lugar nos casos registrados. Em 2012, 93% dos casos os agressores possuem vínculo de afetividade/conjugalidade com a vítima, tais como convivente, ex-convivente, marido, ex-marido, namorado e ex-namorado.

 

“O objetivo aqui é discutir os problemas relacionados aos direitos humanos e as possíveis soluções para casos de violência contra a mulher e o cidadão. Precisamos de compromisso por parte dos homens e, principalmente, de respeito”, ressaltou.

 

Estavam presentes no lançamento da campanha os vereadores André Lima; Washington Picanço; João Henrique; Adriana Ramos e a presidente da Comissão das Mulheres da CMM, vereadora Edna Auzier; o juiz da Vara de Violência Contra a Mulher, Augusto César Leite; a secretária extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria Alice Bentes; representantes dos Centros de Atendimento à Mulher (Cram’s) municipais e do Estado, e do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf); órgãos de defesa da mulher; além dos secretários e coordenadores do município.

Pérola Pedrosa/Asscom PMM

 Laço-09122013-_NAY3231

Foto: Nayana Magalhães

  • Acredito que essa campanha tem que se estender por todo estado com o apoio do governo para dar a atenção de uma forma a sensibilizar a população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *