Macapá é a 3ª capital do país no ranking de Transparência Internacional sobre gastos de combate à Covid-19

Macapá aparece em 3º lugar entre as capitais brasileiras, com 93,6 pontos, classificada como ótimo, no ranking do Índice de Transparência Internacional Brasil da Covid-19, realizado pela ONG Transparência Internacional (https://transparenciainternacional.org.br/ranking/). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 29.

Esse ranking foi criado para avaliar a qualidade dos dados e informações sobre os contratos emergenciais em combate ao novo Coronavírus, que têm sido publicados em seus portais oficiais. O portal Transparência é coordenado pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria e conta com várias informações. Além dos gastos com a pandemia, principalmente no que diz respeito aos contratos emergenciais firmados, possui um painel para o cidadão acompanhar os dados em relação à doença, com gráficos, índices de isolamento, boletim diário e índices dos bairros.

“Esse resultado demonstra que Macapá é uma das capitais que melhor está cumprindo as exigências da Legislação que regulamentou as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus. Nossa equipe trabalha constantemente, em parceria com as demais secretarias do Município, por uma transparência de qualidade e seguindo o que a nossa gestão já vem implantando”, destaca a secretária de Transparência e Controladoria de Macapá, Nair Mota.

Macapá ainda obteve um dos melhores avanços, empatando com Manaus, que ficou em 2º lugar, saindo de 31 pontos para 93 pontos, um acréscimo de 63 pontos. O avanço é creditado às medidas de adequação e melhoramento da navegação nas páginas da prefeitura e ao atendimento do critério de informação na primeira página exigido pela Transparência Brasil.

A gestão do Município tem investido na transparência (ativa e passiva) neste período de pandemia, disponibilizando ao público, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação o Portal de Informações Coronavírus e o Portal Transparência Covid-19, onde se encontram informações detalhadas sobre todos os procedimentos adotados pela Prefeitura de Macapá para enfrentar a pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *