Macapá Digital: Prefeitura de Macapá lança sistema multifinalitário de informações que facilitará planejamento da gestão municipal

A Prefeitura de Macapá lançou na manhã desta quarta-feira, 26, o programa Macapá Digital, que tem o objetivo de dar continuidade ao projeto de modernização de serviços de gestão do Executivo municipal. Novas tecnologias, inovações, sistema de cadastro multifinalitário e ideias sustentáveis foram discutidas durante a apresentação do programa que trará facilidades no gerenciamento de informações entre a gestão pública e a população de Macapá.

Durante o evento, foi apresentado o novo sistema de informações multifinalitárias da Prefeitura de Macapá em que, primeiramente, foi realizado o cadastro multifinalitário, que é o início do projeto Macapá Digital. “Macapá vem investindo em tecnologias para agilizar a mobilidade urbana e o cadastro centraliza todas as informações georreferenciadas do Município de Macapá, que serão disponibilizadas a gestores de todas as instituições públicas e, em breve, a todo cidadão com informações dinâmicas e úteis para todos”, explanou Jesus Vidal, secretário municipal de Finanças.

O novo sistema multifinalitário é uma ferramenta com múltiplas funções que ajudarão nas áreas tributária, territorial, fiscal, entre outras demandas relativas ao município. “Por meio deste sistema, o Executivo poderá investir em fiscalização tributária, logo, em justiça fiscal, assim como na área territorial, pois as informações georreferenciadas poderão ser utilizadas por gestores para planejar uma cidade mais inteligente com informações consistentes na base de dados, integradas em um mesmo sistema”, destacou o secretário.

Segundo Jesus Vidal, as demais áreas serão incorporadas no sistema multifinalitário com dados dos órgãos do Município. “Estamos saindo de uma gestão tradicional para uma gestão inteligente. A cidade está sendo pensada para utilizar ferramentas inovadoras para agilizar a gestão. Na área de gestão municipal como um todo, será possível ajudar as secretarias da prefeitura a alocar novos pontos de ônibus, crianças em creches próximas do local de moradia, ter conhecimento das especialidades de postos de saúde próximos. O cadastro multifinalitário poderá traçar o perfil do cidadão para conectar informações necessárias para melhorias na cidade”, explicou o secretário.

“O georreferenciamento foi a primeira base de dados do cadastro. Agora, serão incluídas outras informações como trânsito, iluminação, meio ambiente, escolas, unidades de saúde. Serão dados reais de controle que ajudarão no planejamento da cidade. Queremos uma cidade mais inteligente, mais humana e mais sustentável e que já começa a se conectar com estas ferramentas que estão sendo disponibilizadas”, explicou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *