Laboratórios Covid registram mais de 3 mil testagens na primeira semana de funcionamento

No dia 25 de agosto, a Prefeitura de Macapá abriu o Laboratório Covid para testagem de pessoas assintomáticas. Em uma semana de funcionamento, 2.483 exames foram realizados na unidade e mais 738 no Laboratório Móvel montado nas vans. Ao todo, foram realizados 3.221 atendimentos nas duas unidades, nesta primeira semana de atendimento.

A procura pela realização de testes tem sido grande, principalmente no laboratório central. Isso tem gerado um volume grande de exames liberados diariamente, o que acaba congestionando o sistema e dificultando que o paciente tenha acesso da sua rede móvel.

“A Secretaria de Saúde fez uma avaliação da primeira semana e decidiu fazer um reajuste na liberação dos resultados dos exames, para o prazo de até 48 horas, tempo necessário para a coleta e liberação dos exames de acordo com a demanda que estamos recebendo”, explica a secretária Gisela Cezimbra.

Segundo a secretária de Saúde, a média de atendimento diário tem sido de aproximadamente 500 pessoas somente no laboratório central, sem contar com o atendimento diário das vans, o que eleva ainda mais esse número. Os laboratórios de testagem, tanto o central quanto as vans, são destinados para a testagem de pessoas assintomáticas, sem qualquer sinal ou sintoma da doença.

As pessoas interessadas em realizar o teste podem procurar uma das duas unidades. O Laboratório Covid, na Avenida FAB, de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou o Laboratório Móvel, que continuará fazendo o atendimento nas vans ao lado do Teatro das Bacabeiras, das 8h às 17h.

O resultado dos testes é disponibilizado no sistema em um prazo de 48 horas. A população poderá ter acesso pelo endereço exames.macapa.ap.gov.br ou poderá receber seu resultado diretamente no laboratório Covid, localizado na Avenida FAB.

Fotos: Cleito Souza 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *