Jovens têm até 30 de novembro para vacinação contra sarampo

A Prefeitura de Macapá deu início nesta segunda-feira, 18, à segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Desta vez para jovens de 20 a 29 anos, que devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima até 30 de novembro para receber a dose da vacina.

 

A campanha, que iniciou em outubro, está sendo realizada em duas etapas. A primeira aconteceu para as crianças menores de cinco anos. Neste público, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conseguiu ultrapassar a meta e vacinou 97,21% das crianças.

 

Na sala de vacina é feita a triagem. As pessoas que receberam duas doses na infância não precisam realizar novamente. “As que só realizaram uma dose devem receber a de reforço. Já as que não possuem registro de vacina ou nunca foram vacinados receberão duas doses com intervalo de 30 dias entra elas”, explicou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

Nesta etapa, a prefeitura precisa imunizar 95% da população dentro da faixa etária. Para atingir a meta, o Município iniciou a campanha com a vacina tríplice viral, que protege também contra a caxumba e rubéola. “Dados do Ministério da Saúde apontam que essa faixa etária é a que mais acumula casos confirmados da doença. Por isso, é importante que eles procurem a unidade para verificar a necessidade de vacinação. Se houver, além de se protegerem contra o sarampo, o usuário também fica imunizado contra a rubéola e a caxumba”, completou Silvana.

 

O dia D de vacinação para eles ocorrerá em 30 de novembro, último dia da campanha. Para esse dia, todas as salas de vacina funcionarão até as 17h. Para receber a vacina é necessário apresentar o cartão do SUS, e, caso o usuário tenha, cartão de vacinação.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *