INOVAÇÃO TIPICAMENTE TUCUJU

Nessa terça-feira, dia 06.052014, às 11 horas, no Auditório da UEAP, será realizada a palestra/apresentação “O Silte em Suspensão nas Águas do Rio Amazonas e Sua Possível Utilização na Construção Civil e na Agronomia”, pelo engenheiro agrônomo e pesquisador Cristovão Lins.

O silte é uma partícula em suspensão nas águas e que dá a cor marrom ao Rio Amazonas. Pelas pesquisas desenvolvidas, pode ser utilizado, mediante decantação, na construção civil, em substituição a areia. Quanto ao uso na agronomia, estudos preliminares realizados apresentam resultados promissores na substituição de fósforo. O produto foi patenteado pela ECOTUMUCUMAQUE com o nome regional de TUCUJUARA, em homenagem aos nossos índios Tucujus sendo que a terminação “ARA” tem o mesmo sentido de local, como por exemplo, Marajoara, Paruara etc. Patrocinam o evento o CREA-AP, o Sindicato dos Engenheiros, o AEATA, CEAAP e a AEFA.

    • Diga-se de passagem um dos mais caros do Brasil. Exatamente por ter que tirar os sedimentos do barrento Amazonas. Coisas dos militares. Tremendamente antieconômico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *