Inaugurado o viaduto da Integração, na rodovia Duca Serra

 

O elevado interliga a região metropolitana de Macapá e foi construído em menos de um ano.

O governador, Waldez Góes, entregou para os amapaenses o Viaduto da Integração: Evandro Machado de Andrade, nesta sexta-feira, 30. O elevado é considerado uma das maiores obras de mobilidade urbana do Amapá e foi construído pelo Governo do Estado em menos de um ano.

A nova infraestrutura será responsável por fazer a integração entre as rodovias Norte-Sul e Duca Serra e a região metropolitana, interligando os municípios de Macapá, Santana e Mazagão.

Toda a obra está orçada em R$7,5 milhões e foi coordenada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap). O viaduto possui 6 metros de altura, 18 metros de largura e 100 metros de comprimento, além de quatro pistas de rolamento. Ainda serão construídas vias de acesso à rodovia Norte-Sul em baixo da infraestrutura.

Quando todo o serviço estiver finalizado, a expectativa é abrigar o fluxo de mais de 100 mil veículos entre as rodovias Duca Serra e Norte-Sul que transitarão livremente por essas regiões.

“O Viaduto da Integração simboliza a união da força política em benefício da sociedade amapaense. A integração das rodovias e da Região Metropolitana será possível graças a essa estrutura”, disse Góes.

O senador Davi Alcolumbre destacou que a obra é um trabalho conjunto entre governo estadual e bancada federal.

 

“Hoje, estamos com a sensação de dever cumprido por participar da maior obra de mobilidade urbana do estado”, reforçou Davi.

Histórico

A construção do Viaduto da Integração começou em janeiro deste ano, com a derrubada dos muros das áreas já desapropriadas da Infraero e do Exército Brasileiro. Essas intervenções possibilitaram alargamento da Norte-Sul e a criação de um desvio que abrigou o fluxo de veículos durante a construção do elevado.

Em fevereiro, o Governo deu início a construção dos pilares responsáveis pela sustentação das pistas do viaduto, essas estruturas foram erguidas com 64 estacas de metal, que pesam, aproximadamente, 120 toneladas em concreto armado.

Com a base do viaduto 100% erguida, o Governo deu início à construção de um muro no formato de escama de peixe, duas rampas de acesso, pavimentação asfáltica, implementação de barreiras de segurança conhecidas como New Jersey, iluminação e sinalização das pistas.

Entenda como vai funcionar o viaduto:

• Quem segue no fluxo Macapá-Santana ou o contrário deve adentrar no viaduto;
• Quem segue no sentido Macapá-Santana e deseja acessar a Rodovia Norte-Sul, não adentra ao viaduto, segue a pista à direita;
• Quem segue no sentido Santana-Macapá e deseja acessar a Rodovia Norte-Sul, também não adentra ao viaduto, segue a pista à direita e faz a rotatória sob a estrutura do viaduto, até acessar;
• Quem está na Rodovia Norte-Sul e deseja seguir no sentido Santana-Macapá, faz a rotatória sob o viaduto e acessa a faixa direita da rodovia.

Mais mobilidade

O viaduto da integração também faz parte do pacote de obras de reestruturação da rodovia Norte-Sul, que já está com 90% dos serviços concluídos e passa pela fase de acabamentos, como construção de calçadas, iluminação, pavimentação asfáltica e sinalização.

O projeto prevê a urbanização de sete quilômetros de extensão, com iluminação, ciclovia, passeio público e pista de cooper. Tanto o viaduto como a norte-sul estão orçados em R$93,3 milhões, dos quais R$22 milhões foram articulados pelo senador Davi Alcolumbre junto à bancada federal do Amapá.

O Projeto de duplicação da Duca Serra faz parte do plano estadual de mobilidade urbana, com investimento de aproximadamente R$100 milhões. Serão duplicados 17 quilômetros da rodovia, com 12 retornos, 6 rotatórias, 6 passarelas de pedestre, ciclovia, acostamento, barreiras de segurança e sinalização horizontal e vertical. A ponte sobre a Lagoa dos Índios, também faz parte do protejo e passa pela fase de acabamentos na iluminação e agora as pistas darão acesso às rampas do novo viaduto.

O nome do viaduto foi uma homenagem ao empresário já falecido Evandro Machado Andrade, irmão do deputado estadual Max da AABB.

  • Uma bela obra! Extremamente necessária.
    Porém, no afã de resolver o problema de trafego na Duca Serra, esqueceram a ligação com a BR.
    Quem for pela Norte Sul em direção a São Lázaro, ótimo. Entretanto quem for sair da cidade, precisando convergir em direção à PRF, não tem outra alternativa a não ser ir até o próximo retorno, em frente ao Supermercado Fortaleza, para pegar a outra pista. E ai, começa o problema, vai haver engarrafamento, acidentes e outras coisas mais, infelizmente.

  • Infelizmente o “lombadão” também já fez as primeiras vitimas. Dois morreram ao se chocar com a barreira New Jersey. Triste.

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