Inneuro já usa telemedicina para exames cardiológicos com acompanhamento virtual.

Pela primeira vez no Amapá, pacientes com problemas cardíacos podem fazer exames e ter o monitoramento a distância por especialistas de centros avançados de medicina no Brasil e outros países. A Telemedicina está em uso a partir desta semana com todas as suas vantagens, como o acompanhamento em tempo real por profissinais do Sírio Libanês, USP e até dos Estados Unidos e a redução do tempo de espera pelo diagnóstico. Estes serviços, antes só existentes em outras regiões, foi resultado de um alto investimento e continuidade do plano de modernização dos serviços hospitalares para atender a população.

O neurologista Alejandro Cadena, diretor do Instituto de Neurologia do Amapá (Inneuro), responsável pela inovação, explica que no momento em que o paciente estiver fazendo o exame, a imagem estará sendo transmitida em tempo real para um dos 15 especialistas do Virtual Heart,em São Paulo, Brasília ou Harvard, que fazem o acompanhamento virtual. No tempo máximo de 30 minutos, o resultado é encaminhado. “Era inimaginável esse tipo de exame aqui no Amapá há alguns anos. O aparelho multidetector que estamos usando, marca o início da inovação tecnológica que vai resolver problemas antes só descobertos em hospitais como o Sírio Libanês. Hoje, com a Telemedicina, os especialista de lá, atendem pacientes daqui em tempo real”, disse Alejandro.

O aparelho multidetector, relatado pelo neurologista, realiza 64 cortes do corpo humano por segundo, por isso é capaz de registrar o movimento do coração humano. A máquina está instalada no Inneuro, onde está funcionando o centro de realização dos exames e monitoramento virtual. Ele foi adquirido em dezembro do ano passado, mas só agora, após a capacitação da equipe da Inneuro em outros países e estados brasileiros, entra em funcionamento com a parceria do Virtual Heart, referência mundial em tratamento e prevenção de doenças cardíacas.

A inovação foi divida com especialistas em diversas áreas da cardilogia que atuam no Amapá. Na noite de sexta-feira, 10, médicos se reuniram no auditório da Inneuro para o primeiro passo que está colocando o estado na rota de unidades modelos. Eles foram testemunhas da primeira videoconferência feita pelo doutor Tiago Senra, que estava em São Paulo, com o tema Aplicações Clínicas da Ressonância Magnética do Coração. Doutor Tiago é cardiologista, especialista em TC, e atua no Instituto Dante Pazanesse e no Sírio Libanês.

Com o início do atendimento pioneiro no Amapá, Alejandro Cadena dá continuidade ao investimento que está modernizando os serviços de saúde e tirando o estado da lista de estados precários onde pacientes morrem por falta de bons profissinais e tem serviços deficientes. Ele ampliou os serviços trazendo para Macapá, em novembro do ano passado, a medicina nuclear, equipamentos tornaram o Amapá no quinto do Brasil a oferecer o atendimento.

Foto: Márcia do Carmo

 

Assessoria de Comunicação- Inneuro

  • O Dr. Alejandro sempre dinamizando a saúde particular no Estado. Ainda bem que contamos com ele para nos socorrer em situações que exigem um exame mais avançado. Saúde não tem preço! Sua atuação não raro desperta inveja.

  • Pela primeira vez no Amapá, pacientes com problemas cardíacos podem fazer exames e ter o monitoramento a distância por especialistas de centros avançados de medicina no Brasil e outros países. A Telemedicina está em uso a partir desta semana com todas as suas vantagens, como o acompanhamento em tempo real por profissinais do Sírio Libanês, USP e até dos Estados Unidos e a redução do tempo de espera pelo diagnóstico. Estes serviços, antes só existentes em outras regiões, foi resultado de um alto investimento e continuidade do plano de modernização dos serviços hospitalares para atender a população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *