Hospital de Amor inicia campanha do Outubro Rosa

Em funcionamento desde o primeiro semestre de 2019, o Hospital de Amor unidade Amapá foi idealizado para a realização de exames preventivos gratuitamente. Até o mês de março, que antecedeu o isolamento social, o instituto tinha a capacidade para realizar 500 procedimentos por dia para detecção de câncer de mama e colo de útero, considerados de maior incidência no Amapá. 

“Outubro rosa para nossa equipe é o ano todo, porque o câncer não espera”, define Rafaela Oliveira, enfermeira responsável pela divulgação dos trabalhos do HA, em entrevista ao programa Café com Notícia. Além dos laudos, o hospital também trabalha com o sistema de fechamento de diagnóstico precoces e pequenas cirurgias de mama.

 

Com a capacidade atual de atender 50% da capacidade, o hospital recebe diariamente cerca de 50 mulheres para a realização do papanicolau (PCCU), que rastreia câncer de colo uterino, e 40 mamografias. “Qualquer mulher na faixa etária entre 25 e 64 anos pode fazer os exames no HA gratuitamente sem precisar de encaminhamento, basta apresentar a documentação exigida: RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.” O atendimento e cadastro podem ser agendado por telefone, para evitar aglomerações desnecessárias.

Localizado no bairro Infraero II, na região norte de Macapá, o Hospital de Amor ainda é de difícil acesso para a população, pela ausência de rotas do transporte coletivo que garantam acesso direto ao HA. “As mulheres reclamam muito, porque fica próximo a rodovia Norte-Sul, uma região isolada e sem movimentação,e isso torna o trajeto perigoso. E fazemos esse apelo, porque precisamos que essas mulheres cheguem até a gente, e cheguem com segurança”, alerta Rafaela.

Telefone: (96) 3312-6600

Endereço: R. Carlos Daniel, 456 – Infraero II, Macapá – AP. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *