• Leia e publique matéria da Veja Online:

    Aliados de governador preso vêem influência de Sarney

    A Operação Mãos Limpas deve ser um fator deciviso na reta final das eleições do Amapá. Na disputa pelo governo, quatro candidatos aparecem com chance de vitória. Lucas Barreto (PTB) é o primeiro colocado nas pesquisas, seguido pelo governador preso Pedro Paulo Dias (PP), por Jorge Amanajás (PSDB) e Camilo Capiberibe (PSB).
    Como sempre, os envolvidos dizem que são vítimas de perseguição política. E, no Amapá, essa expressão comumente vem associada ao nome de José Sarney. Embora careça de evidências, a acusação é plausível. A influência política do senador no estado é ainda maior do que no Maranhão.
    Pedro Paulo Dias decidiu se lançar candidato por conta própria, sem a bênção do presidente do Senado. Dias foi impulsionado pela popularidade de Waldez Góes (PDT), de quem era vice-governador. A candidatura de Jorge Amanajás (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, é resultado de um acordo político do qual o PMDB participou.
    O escolhido – Mas José Sarney tinha outro candidato: Lucas Barreto (PTB) – justamente o maior beneficiado com as prisões. E essa união não vem de hoje. Barreto, derrotado na disputa para a prefeitura de Macapá, em 2008, foi beneficiado por um ato secreto do Senado. Por dois anos, ele recebia um salário de 7 mil reais para trabalhar como assessor na Casa. Mas vivia em Macapá, a 1800 quilômetros da capital federal.
    Aliados de Pedro Paulo insinuam que o senador pode ter influenciado para que a Operação Mãos Limpas ocorresse a três semanas das eleições. Alegam que as denúncias já eram conhecidas há pelo menos três anos, e que as acusações se referem a crimes diferentes, sem relação entre si. Um dos que defende essa hipótese é o prefeito da capital, Roberto Góes (PDT): “É muito estranho que as coisas tenham acontecido justamente agora”, afirma.
    A operação da Polícia Federal não tirou votos só do candidato do PP: Jorge Amanajás também teve a imagem prejudicada com as investigações, já que foi levado à força para depor à Polícia Federal. Cenário que interessa a Lucas Barreto – e a Sarney.
    As prisões, realizadas para desfazer um esquema de corrupção dentro do governo, foram motivadas por denuncias de empresários e funcionários públicos.Também é atribuído à atuação de Sarney o processo que levou à cassação do então senador João Capiberibe e da condenação da mulher dele, a hoje deputada federal Janete Capiberibe. Eles teriam comprado dois votos ao preço de 26 reais, nas eleições de 2002. O casal, filiado ao PSB, é adversário político de Sarney no estado.
    O senador raramente é visto no Amapá. Mas, num estado com pouco mais de 20 anos de existência, instituições frágeis e uma economia dependente de recursos federais, a influência dele se mantém inalterada.
    Detidos – A Operação Mãos Limpas prendeu 18 pessoas, entre elas o governador Pedro Paulo Dias, o ex-governador Waldez Góes (candidato ao Senado pelo PDT), a ex-primeira dama Marília Góes e o presidente do Tribunal de Contas do Amapá, José Júlio de Miranda. Segundo a Polícia Federal, o grupo participou de desvios da ordem de 300 milhões de reais. Todos os detidos estão em Brasília, onde devem ficar por até 10 dias antes de serem soltos.
    (Gabriel Castro, de Macapá)

    • Ainda bem que eessa operação ocorreu antes das eleições. Se fosse como a “Pororoca”, que pegou o João Henrique depois de eleito, teríamos que aturar alguns corruptos por muitos mais anos.

    • Jonas,meu caro.É muito facil dar pedradas no telhado dos outros.Agora,para que surtam o efeito desejado,as pedras tem que peso e consistencia.Falar do Lucas e a mentira do senado é o mesmo que falar dos R$ 365.000.000.00 do Capi.Mentiras!!!Temos é que fazer um “mea culpa”,levantar a cabeça e lutar para que nunca mais precisemos da PF para resolver os problemas criados por nós mesmos. Abs

  • Que é isso Alcilene???
    Temos muito que comemorar sim.Eu como gaucho sou,antes de tudo,BRASILEIRO,e fico feliz de ver que as instituições estão funcionando.Agora,não seria melhor comemorar a data de fundação do estado em do território?Levanta a cabeça,guria.O teu estado está amadurecendo e CADA VEZ MAIS BONITO!

  • Que pena! Esses caras que foram presos não representam a essencia deste povo. São apenas espertalhões que se aproveitam da boa fé de um povo amável e crédulo, de boa indole. Vão sumir e o povo continua com sua essencia de caráter. Somos povo, minha querida, e temos força.
    Agora pense, naqueles belos desfiles de outrora, na festa das alegorias, das bandas, do orgulho de ser do CA, do IETA, do GM, do CCA e de muitos outros. Só um belo povo tem belas lembranças. Esse é o povo amapaense. Fé na vida.

  • Temos sim muitos motivos para cantar parabens para o nosso jovem Estado. Nosso Estado é lindo, somos agraceados pela natureza, por Deus. Hoje como alguem que veste a melhor roupa e espera por um feliz aniversário, o dia amanhaceu lindo em nosso Estado, um brilhante sol apareceu as seis da manhã.
    Não vamos deixar que a falta de vergonha e carater de alguns filhos, estraguem a festa desta bela terra, que tambem é mãe gentil.

    PARABENS MEU ESTADO DO AMAPÁ.

  • Apesar de tudo, Parabéns ao nosso estado!!! Sou paraense de nascimento e amapaense de coração!

    A geração da gente
    Não teve muita chace
    De se afirmar de arrasar de ser feliz
    Sem nada pela frente pintou aquele lance
    De se mudar de se mandar desse país
    E aí você partiu pro Canadá
    Mas eu fiquei no “já vou já”
    Pois quando tava me arrumando pra ir
    Bati com os olhos no luar
    E a lua foi bater no mar
    E eu fui que fui brincando…
    Distante tantas milhas
    São tristes os invernos
    Não vou sair tá mal aqui mas vai mudar
    Os velhos de Brasília
    Não podem ser eternos
    Pior que foi pior que tá não vai ficar
    Não vou sair melhor você voltar pra cá
    Não vou deixar esse lugar
    Pois quando tava me arrumando pra ir
    Bati com os olhos no luar
    E a lua foi bater no mar
    E eu fui que fui ficando…
    Onde se lê no mar substitua por rio Amazonas!!!
    e velhos de Brasília fica por conta da sua imaginação!!!

  • Espero que o lucas ou o camilo seja o governador, para criar um cursinho pré-vestibular público, criando concurso público para professores, fornecendo onibus para facilitar a ida de alunos para o curso..etc..
    É preciso acabar com o curral eleitoral do Jorge Amanajá…ele montou um império e está cada vez mais rico. Acredite, ele é um ditador ! sou aluno do desafio, posso afirmar isso.

    • Minha filha também é estudante do Desafio e lá boa parte dos alunos, inclusive dos professores, sabem ou desconfiam das reais intenções do Jorge quando ele se pinta de grande redentor e o salvador da pátria.
      Estão tentando maquiar a sua “detenção coecirtiva” para prestar “depoimentos” e que ele não faz parte das maracutais, que vai sair incólume surfando neste mar de lama do Executivo em parceria com o Legislativo e anuência do TCE.
      Livrai-nos senhor de todo o mal.

  • Às vezes fico contente com a prisão desse povo…; às vezes fico triste pela prisão desse povo…. Sei lá. Não vou mais votar neles, mas acho que vou precisar de um psicólogo…

  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou nesta segunda-feira (13), em Criciúma (SC), a prisão do governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), investigado por supostamente liderar uma quadrilha que desviava recursos estaduais e da União. Ao comentar o combate à corrupção, Lula disse que “bandido” só não é preso no Brasil “se não for bandido”.

    “Quando tem roubo a gente pega. Vocês viram o que aconteceu no Amapá. Só tem um jeito de um bandido não ser preso nesse, País é não ser bandido. Porque se for bandido e a gente descobrir, a gente pega”, disse.

    FONTE: portal G1

  • Fiquei muito triste de saber o que aconteceu no nosso Amapa querido , quando se rouba a educaçao se rouba o futuro , moro em Bordeaux na França e cada vez que posso comentamos com amigos de outro estados o que acontece no AP espero que voces que votem esse ano possam eleger pessoas dignas de estar a frente do nosso estado PARABENS AMAPA E UM ABRAçO DA EUROPA QUE TEM MUITO AMAPAENSE POR AQUI ESTUDANDO E BOAS FACULDADE PARA VIM AJUDAR O ESTADO NO FUTURO.

  • Neinha meu amor, por mais que os homens de má fé insistam a denegrir e sujar o nome do nosso Amapá, ele sempre superará tudo, imune pela sua grandeza esverdeada, de um povo que apesar das dificuldades resiste aos duros golpes que sofrem diariamente, com desvios, escandalos, falta de merendas nas escolas, e seus filhos morrendo nas maternidades. Mas o Amapá sempre nos inspira a ter esperança na melhora da vida de todos, porque vamos todos passar, mas ele ficará inerte, fortificado pela fortaleza de sao josé e pela força dos que aqui moram. Meu estado nao tem culpa da corrupçao, das fraudes e das mazelas que o atual governo nos presenteou, porém ele sempre será o nosso berço, a nossa terra, onde escolhemos viver, e onde ajudamos a construir. Bjo.

  • Meus aumigos,
    Estou triste neste 13 de setembro, que é uma data cívica histórica para nosso povo do Amapá.
    Como podíamos desconfiar de um rapaz com cara de ano e bom moço como esse Waldez Goés, quem diria hein …
    Agora é que começamos a notar porque várias pessoas estão ricas neste estado carente que é o Amapá.
    As casas de luxos, os carrões, os apartamentos e as fanfarras nos balneários fechados mostram todo este esplendor.
    Será que a nossa Assembléia depois dessa, se ela fosse uma instituição “séria”, faria um afastamento do governador de forma imediata.
    Eu disse “se” a Assembléia Legislativa fosse uma casa séria, pois alí seria a “casa do povo” segundo o nosso saudoso Paraíba.
    O Presidente da Assembléia não tem moral para niguém, muito mais para investigar coisas de corrupção, desvio e outras coisas mais maléficas para nosso povo sofrido.
    De parabens está STJ que teve a coragem de desvendar essa roubalheira.
    Agora como fica nosso o Amapá, será que Pedro Paulo ainda pode voltar a ser governador até final de dezembro/2010, ou o nosso Douglas vai dirigir o barco até 1º de janeiro 2011 e passar a faixa para o eleito.
    O povo quer saber.
    Vams ver como vai ficar a vida no Amapá, sem governador desde 10 de setembro.

  • Me chamo Kennia Pinheiro, sou advogada, e aproveito o dia 13 de Setembro para Parabenizar todos os Amapaenses natos e de coração que aqui residem, que são honestos, guerreiros e que ainda acreditam em um Amapá melhor e que pode se DESENVOLVER.
    Peço a Deus, que ilumine todos os eleitores para que no dia 03 de outubro de 2010, votem conscientes, e que não vendam seus votos, que não acreditem em promessas e discursos vazios de muitos políticos.
    O Amapá é um Estado tão pequeno, é necessário só força de vontade política e pessoas sérias, que junto com o Gestor Maior, se comprometam não só com interesses pessoais, e sim grandes projetos que possam beneficiar a COLETIVIDADE AMAPAENSE.
    Eu sonho com uma capital bonita e um estado pujante e desenvolvido. Estamos no meio do mundo, e que nossas riquezas possam ser divulgadas e faladas Nacionalmente, não quero um Estado com manchetes de escândalos de desvios de dinheiro público, de prisões de autoridades políticas e servidores públicos.
    Eu DESEJO que o Amapá seja lembrando, em rede Nacional, pelo Jornal Nacional, pela Fátima e pelo William Bonner, como o Estado com índice reduzido de analfabetismo, Violência e Desemprego, má distribuição de renda , e que as belezas e o desenvolvimento do Amapá seja cantado várias vezes por milhões de brincantes da Beija flor e porque não na letra de sambas de outras Escolas de Samba???
    O Amapá é tão bonito, parece que tudo que eu falei é uma grande UTOPIA, não é???? Mas não é….Assim como passa ano, entra ano temos que amadurecermos politicamente , e escolhermos pessoas realmente preparadas e comprometidas com o Povo daqui…… Por isso NÃO VENDA O SEU VOTO!! VOTE CONSCIENTE!!! SE NÃO TIVER BOM PRA VOCÊ, VOTE EM OUTRA PESSOA QUE VC TEM ESPERANÇA QUE IRÁ REVOLUCIONAR ESTE ESTADO. POIS O AMAPÁ TEM JEITO!! BASTA VOCÊ DAR CREDIBILIDADE AOS QUE MERECEM E ESTÃO PREPARADOS PRA GOVERNAR O AMAPÁ. Esse é um momento sério e de muita reflexão, paz no coração e que estas eleições sejam uma aula de democracia.

  • Hoje dia 13 de setembro. Que saudades dos tempos que jamais voltaram. Amapá Território, 1950 rsrs. Naqueles tempos não houvia-se falar em corrupção na Educação . Erámos felizes ! Os alunos recebiam gratuitamente : huniformes compleos, merendas, todos os dias, cadernos pro ano todo. e muito mais. Profissionais de
    primeira linha : Deuzuíte Cavalcante,
    Iracema Araújo,Emília del Castilo,Ester e Raimunda Virgolino, Predicanda e outra de igual talento. Lamento profundamente que o nosso povo esteja pasando por tão alto vexame. Ainda bem que descobriram ants das eleições. Graças a Deus, a maioria do povo Amapaense já é politizada e, conciente do que quer.
    Felizes eleições ! Que os melhoeres candidatos sejam eleitos e realizem seus projetos para o bem da nosso povo AMAPAENSE.
    Quero lembar hoje, somente das coisas boas acontecidas na nossa terra querida. Feliz aniversário minha paixão.
    Deuzuíte Monteiro.
    o nosso povo esteja pasando

  • Fiquei imaginando quem foi o(a) primeiro(a) amapaense que nasceu hoje?Permita-me o autor do poema “Canção do Amapà”,Joaquim Gomes Diniz.Farei uma pequena intertextualidade.Ele(a) simboliza a esperança do nosso povo destemido,deste rincão brasileiro. Povo de leal coração altaneiro.Salvemos o rico o torrão do Amapà.E todos os teus filhos,alegres,confiam num futuro repleto de louros(significa a VITORIA, a GLORIA).”Se o momento chegar algum dia/De morrer pelo nosso Brasil/Hão de ver deste povo a porfia/Pelejar neste céu cor de anil!”Parece que o Senhor Joaquim Gomes Diniz sabia que um dia o nosso rico Amapà precisaria ser destemido,altaneiro para alcançar todos os louros!!!! PARABENS de todos os teus filhos que estão em outros solos deste mundão de DEUS,mas nunca deixarão de ser amapaenses!!

  • AMAPÁ minha cidade querida… te canto de todo coração!
    Parte da Amazonia…com alma e cor brasileira… quem não te conhece não sabe de sua história… Somos gente de amor, com jeito e costumes típicos de povo que por acreditar na justiça.
    AMAPÁ… MEU CORAÇÃO CHORA POR TI!

  • Amo esta terra!aqui fui e sou abençoada por Deus!Aqui casei,tive minha filha e tenho muitos,muitos amigos!Ta certo que inimigos aparecem pelo meio do caminho!as vezes inimigos desta cupula que ai esta!muita perseguiçao.Mas nao desisto desta Terra,porque acredito que tudo pode mudar!e vai mudar!!!Tenho fé,muita fé no Deus que sirvo!acredite como eu acredito!Ainda há tempo de vivermos dias melhores!Sei que sirvo a este Estando,sempre ajudamos com os trabalhos sociais áqueles que preciso,ja geramos mais de 1mil empregos nestes anos todos aqui!ja treinamos e propocionamos cursos de especializaçao,tecnicos e eoutros…nao posso sair daqui!minha filha precisa saber que o Estado onde ela nasceu.tem cura!Esta em tratamento em breve sera CURADO EM NOME DE JESUS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *