Hemoap faz campanha de sensibilização para aumentar estoques de sangue

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) solicita dos doadores amapaenses que se desloquem até a instituição para abastecerem os estoques de bolsas de sangue, que no momento encontram-se baixos.

Este mês houve uma diminuição considerável no estoque de bolsas do Hemocentro, em virtude do atendimento de pacientes na rede hospitalar de todo o Estado.

O diretor do Hemoap, Ivan Daniel, disse que este ano o Governo do Amapá fez um alto investimento em tecnologia, pessoal e divulgação para a instituição. “Precisamos do apoio solidário dos doadores e adquirir novos doadores, pois nosso estoque depende da disponibilidade deles”, explicou o diretor.

Os tipos de sangue com estoques mais baixos no momento são O- e O+. Uma campanha de divulgação está sendo feita na mídia local e nas redes sociais para ajudar na sensiblização dos doadores.

Doador

Para ser um doador de sangue o voluntário precisa estar bem de saúde. No ato da coleta, apresentar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 (precisa estar com o responsável) e 65 anos e pesar mais de 50 quilos.

O candidato deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis.

Serviço

O prédio do Hemoap está localizado na avenida Raimundo Álvares da Costa, s/n, no Centro de Macapá. A coleta vai das 7h às 12h.

Fabíola Gomes/Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *